Índice geral Imóveis
Imóveis
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Comemorações devem ser acordadas entre vizinhos

Orientações sobre uso do salão de festas e áreas comuns reduzem atritos

Utilizar vagas de garagem desocupadas sem anuência do dono é proibido, assim como soltar fogos de artifício

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A festa de virada organizada pelo aposentado Silvio Nogueira, 56, poderia ser considerada um sucesso: cerca de 60 pessoas compareceram.

O senão é que seu apartamento tem apenas 50 m². Sem espaço, alguns convidados se espalharam pelas áreas comuns do condomínio.

"A gente ficou até a madrugada festejando. Aí o vizinho de baixo, o de cima e o do lado reclamaram na portaria." O resultado foi uma multa para o dono da casa.

A tolerância com os excessos pode ser maior nas festas de fim de ano, mas, ainda assim, o número de conflitos aumenta nessa época.

Segundo levantamento do Grupo Light, de administração condominial, as queixas de barulho e ocupação indevida de vagas de garagem crescem 28% nesse período.

O jeito para evitar atritos desnecessários entre condôminos, festeiros ou não, é marcar uma assembleia para combinar as regras para a última noite do ano.

RESOLUÇÕES

A briga pelo salão de festas pode ser resolvida com um sorteio entre os interessados em usar o espaço, sugere Vânia Dal Maso, gerente da administradora Itambé.

A orientação para que cada apartamento deixe uma lista de convidados na portaria ajuda a melhorar a segurança do prédio.

Na reunião, o síndico também deve deixar claro o regulamento do condomínio e as restrições. A vaga do vizinho, mesmo que esteja viajando, só pode ser utilizada com autorização expressa do dono, por exemplo. Fogos de artifício também são proibidos.

Se, após as orientações, houver abusos no dia, o advogado Waldir Arruda aconselha a falar com o vizinho e, só em último caso, acionar o condomínio ou a polícia. Assim o ano começa em paz.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.