Índice geral Imóveis
Imóveis
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Brasileiro participou do evento por equipe japonesa

Solar Decathlon Europe 2012/Divulgação
Projeto japonês tem área verde e produção agrícola ao redor da casa; estudante brasileiro participou da equipe
Projeto japonês tem área verde e produção agrícola ao redor da casa; estudante brasileiro participou da equipe

DO ENVIADO ESPECIAL

O mestrando em arquitetura Olavo Avalone Neto, 29, foi um dos brasileiros que estrearam na Solar Decathlon, mas com uma diferença: pela equipe japonesa.

Ele concluiu sua graduação na UFSC, uma das instituições que encabeçaram o projeto brasileiro, mas, quando a Éko House foi concebida, não estudava mais lá.

Decidido a ir ao Japão, em 2012 iniciou seu mestrado na Universidade de Chiba após passar um ano estudando japonês. Lá, foi convidado por um professor para participar do evento em Madri.

Na capital espanhola, reencontrou alguns professores e colegas da UFSC.

"Se a minha equipe vencer, ótimo. Caso seja a do Brasil, não será tão gostoso, mas também será bom. Só não vá escrever que ficarei muito feliz se o Brasil ficar em primeiro porque é perigoso para mim", brincou.

Neto conta que, quando os projetos estavam em fase inicial, um colega da universidade mostrou imagens deles à equipe japonesa e disse, brincando, que somente os projetos brasileiro e japonês estavam parecidos.

"Os meus colegas do Japão divertem-se dizendo que sou um espião brasileiro infiltrado na equipe japonesa."

(DV)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.