São Paulo, domingo, 06 de agosto de 2006

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BUTANTÃ

Rodoanel potencializa crescimento imobiliário

Terrenos que margeiam a rodovia Raposo Tavares valorizaram 20%

DA REPORTAGEM LOCAL

A construção do Rodoanel -que teve o primeiro trecho entregue em 2002- foi um dos fatores que impulsionaram a valorização do Butantã e dos terrenos que margeiam as estradas interligadas, mas o entorno mais próximo do complexo viário ainda não saltou aos olhos de incorporadores e potenciais compradores.
As novas vias de escoamento do tráfego aliviaram o movimento de veículos maiores nas ruas internas do Butantã, ressaltando o atrativo da "qualidade de vida" para os que buscam um imóvel na região.
"Naquelas ruas, hoje, circulam 10% do número de caminhões que passavam por ali antes", dimensiona Celso Amaral, sócio da Amaral d'Avila.
Além disso, observa Fábio Filho, da diretoria de marketing do Secovi-SP (sindicato da habitação), o Butantã ficou mais para "dentro" da cidade, deixando de ser visto como bairro muito periférico.
"Tornou-se um trecho de ligação para quem vem da rodovia Castello Branco e vai para a Raposo Tavares", exemplifica.
E não foi só o Butantã que colheu frutos com a interligação de rodovias. Terrenos localizados nas margens das estradas conectadas, sobretudo da Raposo Tavares, e em um raio de até 15 km do Rodoanel valorizaram "20% acima da inflação" nos últimos quatro anos, calcula Luiz Paulo Pompéia, sócio da Embraesp (Empresa Brasileira de Estudos de Patrimônio).
Para Feliciano Giachetta, sócio da FGi Negócios Imobiliários, a quantidade de lançamentos, sobretudo de residenciais de casas, na região da Granja Viana (altura do km 22 da rodovia Raposo Tavares) cresceu com o Rodoanel, abrangendo não só um padrão mais alto de empreendimentos mas também o médio -"imóveis na faixa dos R$ 200 mil".

Entorno estacionado
Mas o desenvolvimento do mercado imobiliário no entorno colado no Rodoanel ainda não decolou. "É uma incógnita", sentencia o auditor de investimentos Bernd Rieger.
"O sistema viário não tem a eficiência para os usuários locais de que todos gostariam."
Nas imediações do anel viário, um fator limitante para o surgimento de imóveis é a proibição de acesso direto do Rodoanel para os lotes que o margeiam, lembra Pompéia. "Só pode ser feito pelas rodovias."
O complexo teve efeito negativo sobre unidades de condomínios na rodovia Castello Branco. "Algumas tiveram as obras paradas no meio, pois o investimento em uma casa de alto padrão não compensaria com a janela se abrindo para a fumaça e o barulho dos caminhões", diz Pompéia. (EV)


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