São Paulo, Domingo, 21 de Março de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

POR DENTRO DO DISTRITO

Vila Leopoldina homenageia imperatriz

free-lance para a Folha

A Vila Leopoldina, na zona noroeste, é uma das regiões mais antigas de São Paulo. Seu surgimento foi impulsionado por regiões vizinhas: Lapa e Alto de Pinheiros.
Esses dois distritos foram loteados, no final do século 19, e repartidos em chácaras e em sítios. Com o aumento da população, a criação de casas comerciais e a maior oferta de emprego, toda a região se desenvolveu rapidamente.
Esse distrito, que homenageou a imperatriz Leopoldina (mulher do imperador d. Pedro 1º), só evoluiu realmente durante este século, com a chegada de imigrantes italianos e com os loteamentos que ocorreram na região durante as décadas de 40 e 50.

Associação
A região ganhou há um ano a Associação Nova Leopoldina, formada por empresas como Ceagesp (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais do Estado de São Paulo) e Grupo Votorantin.
O objetivo da associação, que trabalha em parceria com a prefeitura e com a Polícia Militar, é recuperar a paisagem, limpar as ruas e criar centros de apoio aos menores de rua. Segundo a vice-presidente, Vândia Marques Silva, "a principal preocupação é com o social".


Texto Anterior: Imóvel na planta: Mudam as regras para o uso do FGTS
Próximo Texto: Comerciante pede mais limpeza para o distrito

Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.