São Paulo, domingo, 24 de janeiro de 1999

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

GUAIMBÊ

Fachada mostra a ação dos anos

da Reportagem Local

A fachada de concreto armado aparente não esconde o descuido dos últimos anos. Construído entre 62 e 64 pelo arquiteto Paulo Mendes da Rocha, o Guaimbê, na rua Haddock Lobo, tem como característica marcante o brise-soleil -chapas colocadas nas fachadas para amenizar o aquecimento.
A estrutura externa, que quebra o impacto da insolação, foi desenhada exclusivamente para essa obra. O edifício também foi um dos primeiros a usar esse tipo de estrutura em concreto armado.
Outra característica inusitada do projeto, segundo arquitetos, é a possibilidade criada por Mendes da Rocha de integrar áreas de estar com áreas de circulação. Seu recurso foi o uso de paredes curvas.
Segundo Regina Giru Barbosa, 58, síndica e administradora do prédio há dois anos, o Guaimbê estava com vários problemas internos que estão sendo resolvidos.
"Só no próximo ano vamos começar a restauração externa. Como são apenas 12 condôminos, acaba pesando muito", afirma.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.