São Paulo, domingo, 24 de janeiro de 1999

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PRUDÊNCIA

Obra trouxe padrão elevado

da Reportagem Local

A construção do edifício Prudência, em Higienópolis, região central de São Paulo, em 1946, fez parte de um processo de sofisticação do bairro. Na década de 40, teve início nessa região a construção de prédios de apartamentos de alto padrão, que contrastavam com os demais edifícios -modestos e destinados à classe média.
Projetado por Rino Levi, o Prudência, pelas dimensões -apartamentos de quatro dormitórios, distribuídos em 500 m2- e pelo acabamento, foi um dos pioneiros.
Ambientes como a sala de estar, a de jantar e os dormitórios foram previstos como espaços livres. Assim, os moradores poderiam organizá-los como quisessem, usando divisórias ou paredes leves.
O amplo andar térreo, sobre pilotis (conjunto de colunas que sustentam um edifício, deixando uma área livre para circulação no térreo), e o jardim de Burle Marx também constituíram inovações, segundo historiadores.
Entre as obras mais conhecidas de Levi estão o Cine Ipiranga e o Teatro Cultura Artística.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.