São Paulo, domingo, 24 de janeiro de 1999

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ESTER

Prédio é marco arquitetônico

da Reportagem Local

Baixo, sem adornos, com janelas em faixas contínuas e simétricas, o edifício Ester tem passado despercebido pelos transeuntes que diariamente circulam pela esquina da rua 7 de Abril com a praça da República, no centro da cidade.
Mas não foi sempre assim. Em 1935, quando foi projetado por Álvaro Vital Brasil (1909-1997), o Ester se transformou em marco da arquitetura moderna paulistana.
Integrante da escola racionalista do Rio de Janeiro, o arquiteto fez um trabalho pioneiro: trata-se de um edifício compacto, que previa lojas, escritórios e apartamentos -pela primeira vez dúplex.
Arnaldo Rodrigues Sobrinho, 45, síndico do edifício desde 1992, afirma que o alto custo da restauração tem dificultado a tarefa.
Segundo ele, o orçamento para recuperar a fachada ultrapassa os R$ 2 milhões. "Para os condôminos, equivale a comprar metade dos apartamentos novamente."



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.