São Paulo, domingo, 25 de junho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ampliação do terraço muda até o desenho das salas

Ambientes de estar e jantar abandonam forma de "L" e ficam mais retos

DA REPORTAGEM LOCAL

O alargamento dos terraços passou a influenciar também o formato das salas dos novos apartamentos paulistanos. Agora elas são chamadas pelos arquitetos de "boca larga".
Em vez da mais tradicional disposição das salas de estar e de jantar, formando um "L", nos apartamentos de alto padrão, elas agora aparecem em linha reta, desenhadas como um único grande bloco, retangular, margeado pela varanda.
"O terraço abrange a sala de estar, a sala de almoço e até um dos dormitórios", descreve Antonio Ferreira, diretor de novos negócios da Gafisa.
"Como geralmente possui uma churrasqueira, integra-se também à copa", observa Feliciano Giachetta, sócio da FGi Negócios Imobiliários. "O morador tem acesso a ele por meio de vários cômodos."
Os arquitetos e decoradores investem na caracterização da varanda como um prolongamento da área social.
"Não tem só mais uma cadeirinha, mas uma mesa e sofás, onde se pode tomar café da manhã", declara Marcio Curi, 54, da Marcio Curi & Azevedo Antunes Arquitetura.
Para João Crestana, 51, vice-presidente de incorporações do Secovi-SP (sindicato da habitação), a sacada oferece "um aspecto de morar em casa, de ficar ao ar livre".

Maior que a sala
Alguns apartamentos chegam a ter um terraço maior que o próprio ambiente de sala, ressalta Douglas Duarte, diretor comercial da Tecnisa.
Em projetos mais antigos, a área média da varanda oscilava de 4 m2 a 5 m2, calcula Duarte. Hoje, em muitos apartamentos de alto padrão, chega a medir de 40 m2 a 45 m2, e, em casos extremos, como o do L'Essence, condomínio que fica na rua Haddock Lobo (Jardins), bate nos 100 m2 -ou 15% da área do apartamento, que tem 634 m2 sem incluir a sacada. (EDSON VALENTE)

Texto Anterior: Terraço cresce e cobre lazer
Próximo Texto: Zoneamento estimula "gigantismo"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.