São Paulo, domingo, 31 de maio de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Avaliação deveria ser feita por um perito

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Primordial para qualquer transação de compra e venda, a avaliação imobiliária geralmente oferecida pelas incorporadoras na hora de cotar o valor do bem do cliente pode não ser a mais adequada.
"Nós temos uma rede credenciada que, em dois dias, faz uma avaliação presencial no local. Em geral, é uma empresa ou imobiliária com afinidade com aquele bairro específico", explica Eduardo Telles, diretor comercial da Agra.
Para Paulo Magri, diretor do Ibape-SP (Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia de São Paulo), esse tipo de avaliação só deve ser feita por engenheiros e arquitetos do Crea (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia).
"Nós utilizamos métodos científicos e normas técnicas da ABNT [Associação Brasileira de Normas Técnicas]", diz.
"Levamos tudo em conta: condições estruturais, elétricas, hidráulicas, como está a manutenção, a idade, a parte de conservação do bem, quanto tem de frente, de profundidade e de fundo", elenca.
"Também vemos a localização, a vocação [o uso do imóvel], o zoneamento, se a área está em expansão, entre outros."
De acordo com Magri, o tempo médio para fazer esse tipo de laudo demora de dez a 30 dias -uma avaliação comum, realizada por uma imobiliária, pode ser feita "de um dia para o outro", conta Francis Souza, gerente comercial da imobiliária e administradora Prop Starter.
"Nós fazemos o cálculo do valor do bem com base no IPTU [Imposto Predial e Territorial Urbano], nos materiais de acabamento do imóvel e também o comparamos com outros em áreas próximas de mesmo perfil", explica Souza.
Ela admite que a avaliação feita por arquitetos e engenheiros é, de fato, mais completa. "A nossa tem como base principalmente a comparação. Eles são mais criteriosos." (MD)



Texto Anterior: Usado de entrada: Incorporador diz que paga menos para não ter prejuízo
Próximo Texto: Seus direitos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.