São Paulo, quarta-feira, 01 de outubro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

canal aberto

José Antonio Ramalho - canalaberto@uol.com.br

Faça cópias de segurança no PC

A Restauração do sistema é um mecanismo que permite voltar o estado do Windows a um ponto determinado do passado. Esse procedimento é útil quando você instala programa ou periférico na máquina, e o Windows passa a funcionar com alguma anormalidade.
O Windows cria pontos de restauro automaticamente, de tempos em tempos, mas você pode também forçar a criação de um imediatamente antes de instalar um novo programa.
Para ativar, no XP, clique em Iniciar, Programas, Acessórios, Ferramentas do Sistema e Restauração do sistema.
A ferramenta traz de volta apenas os arquivos do sistema ao seu ponto anterior. Ou seja, quando você cria um ponto de restauro, o programa faz um registro, ou "fotografia", e grava a situação de alguns arquivos do sistema.
A Restauração do sistema afeta arquivos, programas e definições do registro do Windows. Ele também pode fazer alterações em scripts, arquivos batch e outros executáveis.
É importante lembrar ao leitor que a Restauração do sistema não afeta arquivos pessoais, tais como correio eletrônico, documentos ou fotografias.
Em outras palavras, a Restauração do sistema não faz cópias de segurança de arquivos de dados e não ajuda o leitor a recuperar um arquivo pessoal eliminado ou danificado. Para isso, o leitor deve fazer com regularidade cópias de segurança de dados importantes, utilizando um programa apropriado ou os recursos do sistema, copiando pastas para um disco externo, CD, DVD ou pendrive.
Um programa gratuito para essa função é o Cobian Backup, que funciona nas principais versões do Windows. Ele pode ser baixado em superdownloads.uol.com.br/downnload/29/cobian-backup.
Operar o programa é bastante simples. Você deve criar Tasks, ou tarefas, que são especificações de como deseja fazer suas cópias. Você pode criar uma tarefa para copiar todo o conteúdo de uma pasta para um destino uma única vez. Esse tipo de cópia é chamado de Full, ou completo. Também pode especificar a criação de um backup incremental, ou seja, em que sejam copiadas apenas as modificações feitas na pasta depois do último backup.
Para cada execução de uma tarefa é criada uma nova pasta no local de destino com o conteúdo eventualmente copiado. Por exemplo: você fez um backup inicial completo (Full) de uma pasta e adicionou dois arquivos a ela. No próximo backup que for feito, se for do tipo incremental, será criada uma nova pasta apenas com os dois novos arquivos.
O programa também permite fazer a cópia com compactação dos dados, criptografia e ainda enviar os arquivos para sites de FTP.


Texto Anterior: Proibição está implícita, diz Denatran
Próximo Texto: Diversão: Violência de Silent Hill ganha realismo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.