São Paulo, Quarta-feira, 01 de Dezembro de 1999


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Desligue o micro na hora da virada

da Reportagem Local

A principal ameaça causada pelo bug do milênio é deixar o país no escuro e sem comunicações -mesmo porque, na hora da virada, pode ocorrer uma sobrecarga no sistema telefônico brasileiro. Mas existe um outro problema relacionado à virada do ano: o ataque de vírus, principalmente em micros ligados a redes ou à Internet.
"As pessoas devem desligar os computadores na virada, principalmente os ligados em rede por causa de vírus. Muita gente deve lançar vírus na virada do ano, uma data muito boa", diz Cassio Dreyfuss, diretor de pesquisas do Gartner Group.
Dreyfuss alerta que as empresas devem adotar medidas de segurança nos correios eletrônicos. "O melhor é desligar tudo. Só receba e-mails de quem você conhece."
Dreyfuss diz que, em geral, as empresas brasileiras estão preparadas para o bug. "Os setores essenciais fizeram a lição de casa. Portanto é muito provável que a gente não tenha problemas de eletricidade, de comunicações etc. Se houver, serão falhas localizadas e de pequena duração."
O diretor de pesquisas diz que o perigo do bug existe, mas não representa tudo o que as pessoas estão falando: "O bug só afeta aplicações que fazem contas com data. O potencial do bug de causar desastre não é tão grande assim, vai causar transtornos, mas não desastres".
A recomendação para a virada é ter calma. Segundo a Febraban, aja como em qualquer final de ano. O encerramento das operações de 1999 será às 17h do dia 31, de acordo com Wilson Gutierrez, coordenador do grupo de trabalho do ano 2000 da Febraban.

De plantão
A virada do ano será uma correria para o consultor Sérgio Noronha, que trabalha na empresa de consultoria Stefanini. Ele é o responsável por "apertar o gatilho" caso o bug cause problemas.
Por prevenção, Noronha e sua equipe estarão hospedados no dia 31 em um hotel próximo ao escritório. "Vamos esperar que nada aconteça para depois estourar o champanhe", diz.


Texto Anterior: Em filme, bug deixa EUA no escuro
Próximo Texto: São Paulo diz estar pronto
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.