São Paulo, quarta-feira, 02 de setembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Site identifica sentimentos no Twitter

DA REPORTAGEM LOCAL

A cada minuto, milhões de usuários despejam opiniões e sentimentos na internet, por meio de blogs e perfis em redes sociais.
Em uma tentativa de entender o que eles querem dizer com tantos posts e links, empresas oferecem mecanismos para agregar de modo mais eficiente menções a alegria, tristeza, satisfação, insatisfação e tantas outras sensações.
Com o mote "procure menos, entenda mais", o Evri (www.evri.com) se propõe a explorar novas conexões entre pessoas, lugares e coisas na internet e nas notícias.
Ao acessar a página inicial do Evri, você encontra um agregador de perfis, uma caixa de busca, assuntos divididos por categorias e uma lista de pessoas ou assuntos que estão sendo mais falados no Twitter.
Você pode procurar assuntos por categorias, como política, entretenimento, esportes e negócios. Também é possível buscar por nomes, de bebidas alcoólicas a museus.
As informações são bastante completas, pois são agrupadas em perfis. O da cantora Miley Cyrus, por exemplo, traz biografia, imagens, textos, vídeos, citações e tweets.
"Para cada documento (notícias, posts de blogs) que indexamos, nosso sistema separa as frases e executa uma análise linguística profunda, extraindo coisas como sujeito, verbo, objeto, prefixo e sufixo modificadores, preposições, entre outros", detalha em entrevista à Folha Deep Dhillon, responsável pela área de tecnologia da Evri.
"Em seguida, o sistema identifica as entidades (pessoas, lugares e coisas) e as ligações com a nossa base de dados. Com todas essas informações, olhamos as relações gramaticais que contêm expressões de sentimento positivo ou negativo."
Já o Tweetfeel (www.tweetfeel.com) faz buscas em tempo real sobre sentimento no Twitter, "usando análise de sentimentos complexa", como diz em sua página inicial.
Digitando "love" (amor), você começa a receber resultados de usuários que postaram a palavra no microblog -um emoticon de sorriso na cor verde indica as menções positivas, enquanto uma carinha triste em vermelho aponta as citações negativas.
Como é atualizado em tempo real, o resultado é modificado constantemente. Uma boa maneira de saber o que está sendo bem ou mal falado, é clicando nos tópicos que são tendência.
"O Twitter abriu sua plataforma, permitindo que vários aplicativos fossem desenvolvidos para torná-lo mais útil. Os 140 caracteres colocam todo mundo em um nível semelhante, porque força uma concisão", disse à Folha Jean Marie Davis, cofundador do site.
Outra forma de visualizar o que usuários do Twitter sentem é por meio do Twistori (twistori.com). (DANIELA ARRAIS)


Texto Anterior: Reportagem de capa: Empresas garimpam opinião da internet
Próximo Texto: Companhias desenvolvem mecanismos de avaliação
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.