|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
Site identifica sentimentos no Twitter
DA REPORTAGEM LOCAL
A cada minuto, milhões de
usuários despejam opiniões e
sentimentos na internet, por
meio de blogs e perfis em redes
sociais.
Em uma tentativa de entender o que eles querem dizer
com tantos posts e links, empresas oferecem mecanismos
para agregar de modo mais eficiente menções a alegria, tristeza, satisfação, insatisfação e
tantas outras sensações.
Com o mote "procure menos,
entenda mais", o Evri (www.evri.com) se propõe a explorar
novas conexões entre pessoas,
lugares e coisas na internet e
nas notícias.
Ao acessar a página inicial do
Evri, você encontra um agregador de perfis, uma caixa de busca, assuntos divididos por categorias e uma lista de pessoas ou
assuntos que estão sendo mais
falados no Twitter.
Você pode procurar assuntos
por categorias, como política,
entretenimento, esportes e negócios. Também é possível buscar por nomes, de bebidas alcoólicas a museus.
As informações são bastante
completas, pois são agrupadas
em perfis. O da cantora Miley
Cyrus, por exemplo, traz biografia, imagens, textos, vídeos,
citações e tweets.
"Para cada documento (notícias, posts de blogs) que indexamos, nosso sistema separa as
frases e executa uma análise
linguística profunda, extraindo
coisas como sujeito, verbo, objeto, prefixo e sufixo modificadores, preposições, entre outros", detalha em entrevista à
Folha Deep Dhillon, responsável pela área de tecnologia da
Evri.
"Em seguida, o sistema identifica as entidades (pessoas, lugares e coisas) e as ligações com
a nossa base de dados. Com todas essas informações, olhamos as relações gramaticais
que contêm expressões de sentimento positivo ou negativo."
Já o Tweetfeel (www.tweetfeel.com) faz buscas em tempo
real sobre sentimento no Twitter, "usando análise de sentimentos complexa", como diz
em sua página inicial.
Digitando "love" (amor), você começa a receber resultados
de usuários que postaram a palavra no microblog -um emoticon de sorriso na cor verde
indica as menções positivas,
enquanto uma carinha triste
em vermelho aponta as citações negativas.
Como é atualizado em tempo
real, o resultado é modificado
constantemente. Uma boa maneira de saber o que está sendo
bem ou mal falado, é clicando
nos tópicos que são tendência.
"O Twitter abriu sua plataforma, permitindo que vários
aplicativos fossem desenvolvidos para torná-lo mais útil. Os
140 caracteres colocam todo
mundo em um nível semelhante, porque força uma concisão",
disse à Folha Jean Marie Davis, cofundador do site.
Outra forma de visualizar o
que usuários do Twitter sentem é por meio do Twistori
(twistori.com).
(DANIELA ARRAIS)
Texto Anterior: Reportagem de capa: Empresas garimpam opinião da internet Próximo Texto: Companhias desenvolvem mecanismos de avaliação Índice
|