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Companhias desenvolvem mecanismos de avaliação
DA REPORTAGEM LOCAL
Trabalhar com análise de
sentimentos envolve, principalmente, subjetividade. Mas
empresas que fazem isso têm
que procurar, em declarações
de usuários de internet, pistas
que podem se tornar uma moeda de troca para o mercado.
Afinal, se é possível identificar que o público alvo de um
produto está falando negativamente sobre ele, é hora de marqueteiros e publicitários entrarem em ação.
"Nosso time de pesquisa já
passou mais de dez anos identificando subjetividade em textos. É uma combinação de anotações detalhadas de um corpo
de informações com um entendimento sobre a estrutura das
frases", afirmou à Folha Larry
Levy, cofundador da Jodange,
empresa que desenvolve aplicativos de negócios com o objetivo de entender quem influencia clientes, concorrentes e
mercado.
"O futuro da internet não será servido apenas pelo tipo de
interface do Google. Os usuários vão procurar lentes específicas, dependendo do que eles
estão fazendo", completa.
Entre as aplicações práticas
oferecidas, estão o monitoramento da mídia, tanto a tradicional, que inclui jornais, sites
e revistas, quanto a social, que
engloba blogs e redes.
"A capacidade de arrastar
centenas de milhares de fontes
de opinião para um assunto específico, usando modelos sofisticados para correlacionar esses pareceres e sugerir um resultado, é extremamente valioso para os mercados financeiro,
cinematográfico e publicitário.
É possível até analisar o impacto que as opiniões têm em preços de ações", diz Levy.
A Synomos (synomos.com)
se propõe a fornecer soluções
para negócios baseadas em
análise de mídias sociais. "Sentimento é um problema difícil,
não apenas para máquinas mas
também para humanos. Nosso
mecanismo automatizado tenta reconhecer diferentes nuances de positivo e negativo em
uma escala de zero a cem", disse à Folha Nilesh Bansal, cofundador da Synomos.
A importância do trabalho se
dá, principalmente, entre marqueteiros, anunciantes e gerentes de marca.
"Cada corporação gasta uma
quantidade significativa de dinheiro promovendo suas marcas com a expectativa de aumentar o sentimento positivo
diante delas. No entanto pouco
é feito para medir o impacto
desse dinheiro em relação à
mudança do sentimento com o
tempo", afirma.
Ele acrescenta que mecanismos de análise podem servir
para avaliar o ciclo de desenvolvimento de um produto. Se
a Canon diz que vai lançar um
telefone incorporado às câmeras, a tecnologia do sentimento
pode descobrir rapidamente
que os consumidores gostam
da qualidade das lentes, mas
não gostam do tamanho da câmera, exemplifica Bansal,
acrescentando que as opiniões
podem servir para melhorar o
portfólio da empresa.
(DA)
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