São Paulo, quarta-feira, 03 de outubro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Internet nasce da reação ao satélite

DA REPORTAGEM LOCAL

O embrião da internet foi concebido na Darpa (Agência de Projetos Avançados de Pesquisa em Defesa; www.darpa.mil), um centro científico de ponta do Departamento de Defesa norte-americano. O site da agência registra que sua criação, em 1958, foi a "primeira resposta dos EUA ao lançamento soviético do Sputnik".
Em 1969, a Darpa pôs em prática a teoria da troca de pacotes em rede. Era a fundamentação da Arpanet, rede militar que foi o alicerce da internet que conhecemos.
O objetivo era criar um sistema de comunicações praticamente invulnerável, até mesmo a um ataque nuclear. Para isso, os estudos apontavam que os dados deveriam viajar em blocos separados, em redes descentralizadas, com diferentes caminhos possíveis entre dois pontos. Isso tornaria o complexo independente de um ponto específico -e visado.
Em 1969, foram quatro os pontos conectados à rede; em 1972, Robert Kahn demonstrou a Arpanet ao grande público na Conferência Internacional de Comunicação Computacional. No mesmo ano, foi criado o e-mail.
Conheça um resumo da história da internet, escrito por cientistas e pioneiros, em www.isoc.org/internet/history/brief.shtml.


Texto Anterior: Aniversário: Herdeiros do Sputnik, 50, conquistam o século 21
Próximo Texto: Europa desenvolve o Galileu, sistema que vai concorrer com o GPS dos EUA
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.