São Paulo, quarta-feira, 03 de dezembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Futuro promete telas flexíveis, vídeo e cores

DA REPORTAGEM LOCAL

Chega a ser irônico o fato de aparelhos modernos como o Kindle, da Amazon, e o Reader, da Sony, ainda terem telas monocromáticas.
Esses leitores de livros eletrônicos, assim como o Digital Reader, da iRex, e o Plastic Logic Reader, empregam a tecnologia E Ink (www.eink.com), da empresa homônima.
Atualmente, o sistema só exibe material em preto-e-branco. Mas o futuro promete, além de cores, telas eletrônicas dobráveis e exibição de imagens em movimento.
Um protótipo de E Ink colorido foi apresentado em 2005, no Japão, mas a tecnologia ainda não está pronta para produção em massa.
"Diferentemente do papel impresso, nossa tela pode ser atualizada em uma fração de segundo, permitindo menus, barras de rolagem e animação", afirmou, à época, o vice-presidente de vendas e marketing da empresa, Ryosuke Kuwada.
Fundada em 1997, a E Ink é resultado de pesquisas desenvolvidas no MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts).
A tecnologia também foi usada na capa da edição comemorativa de 75 anos da revista "Esquire", em setembro deste ano. As fotos coloridas que aparecem na capa foram impressas em papel comum, combinado com E Ink. (RC)


Texto Anterior: Leitor da Amazon é promissor
Próximo Texto: Reportagem de capa: Best-sellers também chegam à internet
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.