São Paulo, quarta-feira, 04 de março de 2009

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Ofertas, atendimento e qualidade do sinal estimulam troca de empresa

STEFHANIE PIOVEZAN
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Os consumidores receberam bem a portabilidade. Julgam que ela aumentará a concorrência, o que resultará em melhora nos criticados serviços, preços e atendimento das operadoras.
A designer Maria Armiliato de Andrade, que possui um celular com DDD 41 (PR), migrou de um pré-pago de uma operadora para um pós-pago de outra. "Estava insatisfeita. O sinal era muito ruim. Na minha casa, por vezes, o celular não funcionava, as tarifas eram altas e o atendimento era péssimo".
Andrade aponta o bom atendimento, tarifas justas e promoções interessantes como atrativos para a mudança.
"A operadora para a qual migrei oferece tarifas mais acessíveis, bônus para serem retirados em forma de aparelhos novos, um serviço de atendimento mais cordial, além da possibilidade de agrupar minha linha em um plano pós-pago junto com meu namorado. Ganhei bons 350 minutos grátis ao mês para falar com qualquer número da mesma operadora ou fixo, além de mensagens de texto e foto-mensagens", diz.
Mesmo após a mudança, a designer não descarta a possibilidade de trocar de operadora novamente. "Até o momento estou satisfeita, mas, se a prestadora deixar de ser vantajosa para mim, mudo sem problemas. Se tudo der errado, não tenho motivos para ficar acomodada, afinal de contas, agora somos "livres'", diz.
Outra adepta da portabilidade numérica é a engenheira de telecomunicações Renata Pereira Oliveira, que vê na possibilidade de troca de operadora com manutenção do número um estímulo à maior competitividade no setor de telefonia.
Oliveira transferiu seu pós-pago (DDD 31, MG) para outra prestadora no mês passado porque a empresa antiga "já não estava correspondendo com as expectativas, as contas eram altas e não havia nenhuma promoção atrativa".
Para a engenheira, as operadoras terão de oferecer mais promoções e melhor atendimento se quiserem manter seus clientes. "Atendimento ruim na solução de algum problema, pequeno alcance na cobertura do sinal e promoções mais atrativas em outras operadoras me fariam migrar novamente. Se houver insatisfação com a operadora, mudarei outra vez", diz.


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