UOL


São Paulo, quarta-feira, 04 de junho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EUA usam máquina contra terrorismo

DA REPORTAGEM LOCAL

Parece enredo para filme de ação antiterrorista, mas o Pentágono quer centralizar em um único computador dados de todos os suspeitos de terrorismo com o projeto Terrorism Information Awareness (Inteligência de Informações sobre Terrorismo), ainda em desenvolvimento.
Para viabilizar esse projeto (www.defenselink.mil/pubs/pentagon), entram em cena os supercomputadores, capazes de processar dados com números na casa do petabyte -quatrilhão de bytes-, capacidade até agora só disponível em equipamentos de uso militar, como os do projeto antiterrorista do governo americano. Em comparação, os PCs mais simples armazenam 20 gigabytes (bilhões de bytes).
Porém, na lista dos 500 supercomputadores mais velozes do mundo, o número um não espiona terroristas ou vasculha os céus em busca de sinais alienígenas: ele prevê o tempo. Foram investidos cerca de US$ 350 milhões na construção do Earth-Simulator (www.es.jamstec.go.jp). Criado pela NEC, ele é 17 mil vezes mais rápido do que um computador Pentium 4 de 2,7 GHz.
A lista com os computadores mais velozes do mundo em 2002 pode ser vista em www.top500.org. Organizado por pesquisadores das Universidades de Mannheim (Alemanha) e do Tennessee (EUA) e pelo Departamento de Pesquisas de Energia Nacional dos Estados Unidos, o ranking de 2003 sairá neste mês.
O Brasil não ficou de fora na competição do ano passado e representou o país com três supercomputadores. Na posição número 392, está uma máquina Sun Fire, da Caixa Econômica Federal. Os dois restantes ficaram em 467º e 492º lugares.
Segundo João Antonio Zuffo, professor titular do LSI (Laboratório de Sistemas Integráveis, www.lsi.usp.br), da USP, em tese, qualquer PC poderia processar os dados que um supercomputador analisa, mas isso levaria muito tempo. "O Earth-Simulator prevê se vai chover em uma hora, enquanto um micro demoraria dois anos." (ANA PAULA DE OLIVEIRA)


Texto Anterior: Uso compartilhado pode gerar invasão de hacker
Próximo Texto: Hardware: Caneta digital armazena textos do usuário
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.