São Paulo, quarta-feira, 05 de março de 2008

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reportagem de capa

Presença de amigos determina utilização

PELO MUNDO MySpace lidera nos EUA, e Facebook, no Canadá; Hi5 lança neste mês versão em português do Brasil

DANIELA ARRAIS
DA REPORTAGEM LOCAL

O MySpace é líder nos Estados Unidos. Um pouco mais acima, no Canadá, é o Facebook quem conquista a maior parte dos usuários. Na Rússia, nem um nem outro: é o LiveJournal, ferramenta para publicação de blogs, que tem a preferência. E, em lugares tão próximos geograficamente quanto França e Portugal, o Skyblog e o Hi5 são as redes sociais mais adotadas pelos internautas.
Em cada continente, os usuários têm interesse por uma rede social distinta, como mostra a análise feita em 2007 pelo Valleywag (valleywag.com), blog da companhia de mídia Gawker sobre notícias e fofocas do Vale do Silício -região da Califórnia que concentra grandes empresas de tecnologia, como Google e Yahoo!.
O ranking foi feito com base em dados da NetRatings e da comScore, empresas que fazem pesquisa sobre internet.
Para Owen Thomas, editor do Valleywag, os sites de relacionamento refletem as conexões que temos no dia-a-dia. "Uma vez entrincheiradas, elas dificilmente são desalojadas", disse, em entrevista à Folha. "A razão pela qual você usa uma rede social não é por causa das características, das ferramentas que ela oferece, mas sim por conta dos seus amigos que já a utilizam."
Outro fator que contribui para o sucesso de uma rede social é o fato de ela ser disponibilizada na língua nativa de seus usuários, de acordo com um analista sênior da comScore. "É por isso que vemos redes locais indo muito bem no âmbito doméstico", disse.
Práticas como a do MySpace, que mantém diferentes idiomas em sua página, e a do Facebook, que anunciou em fevereiro a introdução do espanhol na rede, fazem com que elas conquistem o interesse de usuários de diversas línguas.
De olho nisso, a Hi5 (www.hi5.com), rede social que já faz sucesso na América Latina, lança, neste mês, sua versão em português do Brasil -dos 80 milhões de usuários, 2,5 milhões são brasileiros. "Criamos um serviço que pode ser customizado pelo usuário. Assim, os brasileiros podem conversar em sua língua mais comum. E quem gosta da cultura brasileira, também", disse Ramu Yamalanchi, criador da rede, em entrevista à Folha.


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