São Paulo, quarta-feira, 05 de março de 2008 |
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
NADA DO QUE FOI SERÁ JÁ MUDOU AS VELHAS AMIZADES No Brasil, o Orkut turbinou o que a internet já tinha facilitado: encontrar velhos amigos dos tempos de escola, de faculdade, de empregos passados. Nos EUA, o site Class mates promete o mesmo, mas com grupos mais organizados e exclusivos para salas de aula. O acesso gratuito se limita a espiar fóruns e ver quais membros da turma já estão cadastrados. Para interagir, é preciso pagar ESTÁ MUDANDO A MÚSICA O trio curitibano Bonde do Rolê começou no MySpace e foi parar na revista americana "Rolling Stone" como aposta de sucesso. É um caso de sucesso do mouse a mouse na rede, em uma época em que as grandes gravadoras investem cada vez menos em divulgação A PUBLICIDADE Está surgindo uma nova forma de fazer publicidade nas comunidades sociais. Tabulando dados do usuário, é possível, por exemplo, anunciar um livro sobre as bandas do movimento grunge dos anos 90 para quem tem canções de Nirvana e Pearl Jam em seu perfil. Ou oferecer um hotel a quem escreveu em sua página que passará férias no Egito ou procurou por passagens baratas em uma página de agência de turismo A FAMA Ficou quase impossível se esconder na internet. A atriz Leandra Leal teve descoberto seu blog, no qual criticava colegas como Danielle Winitis e Murilo Benício ao colocar link para a página em seu perfil do Orkut, na qual usava pseudônimo. Os filhos do presidente Lula também foram encontrados no Orkut e, após xingamentos, aparentemente deixaram a rede A CONTRATAÇÃO DE PESSOAL Vasculhar o Orkut do contratado se tornou rotina para profissionais de recrutamento, ajudando a eliminar quem se expõe mal na rede, com grosserias ou sites preconceituosos. O MySpace prepara o lançamento de um tipo de perfil específico para contatos profissionais AS ELEIÇÕES AMERICANAS Todos os candidatos que se engajaram nas primárias para presidente dos EUA neste ano criaram perfil no Facebook e no MySpace. Os internautas ajudaram presidenciáveis, especialmente Barack Obama, a baterem recordes de arrecadação. Ele conseguiu US$ 7,2 milhões pela internet apenas nos dois dias seguintes à Superterça VAI MUDAR AS RELAÇÕES POLÍTICAS A aposta é de Lee Brenner, coordenador dos eventos políticos do MySpace. "A relação dos candidatos com o público irá além da eleição. O novo presidente deverá manter sua página quando estiver na Casa Branca e quiser se conectar com os cidadãos, saber o que estão pensando", diz ele. Esse tipo de contato já surgiu de forma esporádica no Brasil: o prefeito de Santa Cruz do Rio Pardo (SP) chegou a dar entrevistas por ter participação constante nos tópicos da comunidade da cidade e acatar sugestões para a administração OS PEQUENOS NEGÓCIOS Com Facebook, MySpace ou Orkut, qualquer microempresário constrói uma página de divulgação na internet sem o custo de um site oficial, com a vantagem de que podem construir uma rede de fãs e consumidores assíduos, que também se comunicam A TELEVISÃO Especialistas apostam que as emissoras de TV passarão a testar nos sites de relacionamento pilotos mais baratos do que os feitos em Hollywood. Enquanto isso, vídeos amadores chegam a se sobrepor ao sucesso de vídeos profissionais Texto Anterior: Reportagem de capa: Presença de amigos determina utilização Próximo Texto: Mundo virtual busca atrair internauta muçulmano Índice |
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress. |