São Paulo, quarta-feira, 05 de maio de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

redes sociais

Internauta revela hábitos com profusão de detalhes

ÂNSIA POR SUPEREXPOSIÇÃO >> Crescem a oferta e o uso de serviços especiais para divulgar informações bem específicas, como lista de compras e perfil genético

BRAD STONE
DO "NEW YORK TIMES"

Mark Brooks quer que toda a web saiba que ele pagou US$ 41 por uma capa para iPad em uma loja da Apple e US$ 6,45 mil por uma rinoplastia realizada em uma clínica na Flórida. Informação demais? Na internet, isso é questionável.
Uma onda de novas empresas de web procura ajudar as pessoas a satisfazer esse ímpeto de exposição -que inclui desde sites como o Blippy (blippy.com), usado para divulgar compras, e o Foursquare (foursquare.com), uma rede móvel que permite às pessoas anunciar ao mundo onde estão, ao Skimble (skimble.com), um aplicativo de iPhone usado para revelar, digamos, quantas flexões de braço as pessoas fazem ou quanto tempo gastam com aulas de ioga.
Não muito tempo atrás, boa parte dos usuários hesitava em usar nomes reais na internet.
No entanto, esses sites estão explorando o clima de abertura existente on-line.
"As pessoas não estão pensando necessariamente sobre o tempo em que essas informações estarão disponíveis ou como elas poderiam ser usadas e exploradas por anunciantes", disse Chris Conley, pesquisador da área de tecnologia e liberdades civis da União Americana pelas Liberdades Civis.
Mas esse espírito já esbarrou em obstáculos. A Amazon.com ficou tão preocupada com a segurança referente à ideia do Blippy que durante meses o impediu de publicar compras feitas em seu site.
O Blippy foi o primeiro site a viabilizar a divulgação on-line de compras feitas por cartão de crédito, por exemplo. No mês passado, ele atraiu cerca de 125 mil visitantes. Futuramente, a empresa espera, entre outras coisas, atrair divisas a partir de comissões, quando as pessoas começarem a imitar seus amigos e repetirem a compra deles depois de vê-las no site.
Os responsáveis pelo Swipely, site parecido com o Blippy que está prestes a estrear, também estão otimistas: "Iremos ajudar as pessoas a descobrir excelentes restaurantes e filmes por meio de seus amigos e deixaremos mais fácil para elas recomendarem as suas próprias compras", disse Angus Davis, 32, que está testando o Swipely com um grupo restrito de usuários.
Brooks, 38, consultor de sites de encontros on-line, parece ser um cliente perfeito: publica suas viagens no Dopplr (dopplr.com); seu perfil genético está no 23andMe (23andme.com); e, no Blippy, revela o que gasta com o seu Chase Mastercard, bem como compras feitas no Netflix (netflix.com), no iTunes e na Amazon.
"Para mim, é muito importante expor ao máximo o meu caráter e, com sorte, a minha boa reputação, e isso significa abertura", disse ele. E desconsiderando qualquer tipo de preocupação com privacidade acrescentou: "Eu simplesmente não tenho o que esconder."
Esse novo mundo deve a sua origem ao compartilhamento irrestrito de fotos, currículos e depoimentos pessoais em serviços como o Facebook, o LinkedIn e o Twitter, que acostumaram as pessoas a revelar mais informações na rede.
Para intelectuais do Vale do Silício, isso faz parte de uma tendência. As pessoas estão mais relaxadas com a privacidade porque reconhecem que divulgar algumas informações pessoais pode resultar em conversas inesperadas e momentos de satisfação do ego.


Tradução de FABIANO FLEURY DE SOUZA CAMPOS

MAPA GENÉTICO
A rede 23andme.com se propõe a mapear o perfil genético do usuário para que ele possa explorar a ascendência e compartilhar esses dados; o site não aceita pedido de residentes no Brasil

VIAGEM COMPARTILHADA
O Dopplr.com se coloca como rede de "viajantes inteligentes"; o site permite que o usuário compartilhe detalhes de planos de viagem com amigos e conheça dicas dos lugares que visitará

VIDA EM IMAGENS
O dailybooth.com quer que o usuário mostre sua vida por meio de fotos ao longo dos anos; o site tem ajustes de privacidade como o fechamento do perfil para pessoas não autorizadas


Texto Anterior: Reportagem de capa: Empresas se integram à nuvem computacional
Próximo Texto: Vazam números de cartão de crédito de usuários do Blippy
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.