São Paulo, quarta-feira, 05 de outubro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EUA testam TV via fibra óptica

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A companhia norte-americana de telecomunicações Verizon (www.verizon.com) lançou em caráter experimental um serviço de transmissão de TV por meio de cabos de fibra óptica.
Com o intuito de competir com as operadoras que oferecem serviços via satélite e via cabo, a empresa planeja investir bilhões de dólares na implantação de uma estrutura nacional para receber sinais. A primeira experiência já está em andamento.
Os cerca de 9.000 clientes da Verizon na cidade de Keller, no Texas, serão os primeiros assinantes de um serviço chamado de FiOS TV. O pacote, que tem mensalidades de US$ 39,95, incluirá 180 canais com programação de áudio e de vídeo, 20 canais com imagens em alta definição e programas exibidos sob encomenda.
No total, a quantidade de canais da FiOS TV vai oferecer mais opções de emissoras locais do que os serviços via satélite e poderá separar os canais por temas, como esporte e filmes.
Com a estrutura para receber as transmissões via fibra óptica, também é possível receber chamadas telefônicas e dados da internet. "Isso é apenas o começo da TV que chega aos lares das pessoas em uma onda de luz", entusiasma-se o presidente regional da Verizon, Steve Banta.
Além da cidade de Keller, a Verizon pretende levar a FiOS TV para 3 milhões de lares em outros seis Estados, incluindo a Flórida, a Virgínia e a Califórnia.
O problema para alcançar essa meta é a legislação para obtenção de franquias em cada localidade. No Texas, a empresa conseguiu negociar diretamente com a Texas Public Utility Commission, que interveio a favor da Verizon para instalação das redes de fibra óptica em todo o Estado.
Em outras regiões, essa negociação poderá ter que ser feita separadamente para cada cidade.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Direitos autorais: Softs mostram TV paga de graça pela rede
Próximo Texto: 15 mil já foram processados por trocar músicas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.