São Paulo, quarta-feira, 07 de abril de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

iPad é recebido calorosamente pela imprensa especializada

DA REPORTAGEM LOCAL

Foi uma ensurdecedora unanimidade: os principais jornais e sites de tecnologia se derreteram em elogios sobre o iPad.
Muitos viram no tablet da Apple um dispositivo capaz de desencadear uma revolução na computação pessoal.
"Depois de passar horas e horas com ele, acredito que este belo dispositivo novo com tela sensível ao toque da Apple tem o potencial de mudar a computação portátil profundamente e desafiar a primazia do laptop", escreveu Walter S. Mossberg no "Wall Street Journal".
Em geral, as avaliações destacaram a facilidade de uso, a velocidade de operação, a qualidade da tela e a duração da bateria -que supera a promessa de dez horas da Apple.
O teclado virtual foi o que recebeu as impressões mais destoantes. Para David Pogue, no "New York Times", é "horrível". Já Mossberg reportou não ter tido problemas para digitar rápida e corretamente.
As principais críticas se centraram na falta de uma webcam e de Flash, complemento multimídia da Adobe, usado principalmente em sites de vídeo e em jogos, como o FarmVille.
Também lamentou-se a falta de conexões USB e entradas para cartões de memória do tipo SD -para obtê-las, é preciso usar adaptadores vendidos separadamente pela Apple.

Infantilização
Se houve consenso sobre quão bem o o iPad funciona, também houve questionamentos sobre o que o aparelho representa. O ataque mais vigoroso partiu de Cory Doctorow, no Boing Boing (leia o texto em bit.ly/ipadbb).
No texto, ele criticou o que chama de "infantilização do hardware" e espinafrou o modelo da App Store, loja de aplicativos na qual só entram programas com a bênção da Apple.
"Acho que a imprensa está tão animada com o iPad porque a Apple está fazendo um bom show e porque todos na terra do jornalismo estão procurando uma figura paterna, que prometerá a eles que sua audiência voltará a pagar por suas coisas", disse Doctorow. (RC)


Texto Anterior: Livro 2.0
Próximo Texto: Tec-tec-tec: Golpistas vendem celulares falsos no interior de São Paulo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.