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Games criam economia que mescla dinheiro virtual e real
Simuladores contam com moeda corrente, inflação e especulação imobiliária
DA REPORTAGEM LOCAL
Para alguns, passar horas em
games on-line está longe de ser
uma inocente forma de diversão. Os MMORPGs, jogos de interpretação de papéis para
múltiplos jogadores simultâneos, criaram mundos tão complexos que já possuem moeda
corrente, inflação e especulação imobiliária. Mais do que isso: em boa parte dos jogos é
possível trocar o dinheiro virtual por uma boa quantia de dólares de verdade.
No mundo virtual de Second
Life, que possui até uma página
oficial com cotações (secondlife.com/currency), as conversões de moedas virtual e
real são incentivadas pela produtora do game. No jogo é possível comprar terrenos, criar
objetos e vendê-los por valores
que variam de acordo com o
balanço entre a oferta e a procura no mercado virtual.
Recentemente, os produtores do game receberam reclamações de proprietários de terrenos no jogo. Devido ao aumento de usuários, novos terrenos foram criados- desvalorizando as propriedades de
quem havia acabado de comprar "terras" no jogo.
Exploração
Em World of Warcraft, título
no qual o internauta encarna
personagens de um mundo medieval que lembra o de "O Senhor dos Anéis", o mercado é
tão desenvolvido que possui até
jogadores profissionais que são
pagos para recolher gold, a
moeda vigente no universo do
popular game de estratégia.
A técnica, que também aparece em outros jogos, foi batizada de gold farming, ou plantação de ouro, em uma tradução
livre. A produtora de World of
Warcraft não aprova a conversão de pontos do jogo em dinheiro nem a venda de personagens e de armas.
Por outro lado, sites alternativos como o MySuperSales.com, servem como ponto de venda de itens do WOW e
de vários outros jogos, como
EverQuest e Lineage.
Nessas páginas, o jogador pode comprar e vender artigos
virtuais com dinheiro de verdade. Uma remessa de 100 golds
custa cerca de US$ 20, e 4.000
golds custam cerca de US$ 760.
Vende-se mago
Além de transformar terrenos e pontos virtuais em dinheiro vivo, muito jogadores
vendem seus próprios avatares,
ou seja, a figura digital que os
representa na internet.
Geralmente o internauta ingressa nos universos virtuais
com uma mão na frente e a outra atrás, e vai adquirindo habilidades conforme passa mais
tempo jogando.
Quem já passou por essa etapa e tem um personagem com
poderes e itens especiais acumulados transforma o avatar
em dinheiro. O comércio de
magos, de guerreiros e de criaturas da mitologia dos games é
tão forte que existe até uma categoria para esse tipo de "produto" no site de leilões eBay.
Em uma pesquisa rápida, é
possível encontrar itens como
uma criatura de Everquest 2,
custando mais de US$ 200.
(JB)
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