São Paulo, quarta-feira, 13 de dezembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

conteúdo

Vídeos ganham qualidade

QUALIDADE Azureus cria portal para troca de arquivos em alta resolução

GUSTAVO VILLAS BOAS
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A troca de vídeos na internet ganhou reforços nas últimas semanas. Duas das mais populares empresas de software P2P entraram em projetos ousados. A Azureus, responsável pelo programa para a troca de arquivos de mesmo nome, lançou o Zudeo (www.zudeo.com), um sistema que está sendo chamado de "o YouTube da alta definição" -a resolução é maior do que a dos DVDs atuais.
A pioneira BitTorrent (www.bittorrent.com) divulgou a captação de US$ 20 milhões para financiar o crescimento da companhia, que anunciou recentemente acordo com grandes produtoras de audiovisuais de Hollywood.

Primeiros passos
Apesar da ambição, o Zudeo não é um sistema pronto. A interface do programa é bonita, mas não intuitiva. Diferentemente do YouTube, é preciso baixar o vídeo para o computador do internauta -o que significa copiar um arquivo de quase 100 Mbytes para apenas dois minutos de ação em alta definição. Alguns vídeos do YouTube são baixados e tocados praticamente em tempo real.
A velocidade do download é boa: em uma conexão banda larga de 500 Kbps, foi possível baixar 100 Mbytes em cerca de 30 minutos, mas a navegação ficou lenta.
O Zudeo é uma tentativa de tornar as redes P2P mais atrativas, porém peca pelo pouco didatismo na hora de ensinar como configurar o software (para trabalhar com um firewall) e como equilibrar a velocidade de download sem prejudicar a navegação -dificuldade enfrentada por outros programas.


Texto Anterior: Games criam economia que mescla dinheiro virtual e real
Próximo Texto: Câmera tem visor LCD rotativo e toca MP3
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.