São Paulo, quarta-feira, 13 de dezembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Serviço via rede avança na Europa

DA ASSOCIATED PRESS

As empresas européias de telefonia, como suas concorrentes norte-americanas e asiáticas, sonham com um futuro em que sinal de TV seja transmitido pelas linhas telefônicas, tal como a internet, usando a tecnologia conhecida como Internet Protocol TV (IPTV). A maior parte dessas companhias está ampliando a capacidade de transmissão de suas linhas telefônicas de cobre com as versões mais modernas da tecnologia de banda larga DSL, apesar de alguns lares receberem o serviço IPTV por meio de cabos de fibra ótica.
A investida na área televisiva serve de resposta ao fato de as empresas de TV a cabo terem invadido o mercado de telefonia usando uma outra tecnologia de IP, conhecida como Voice Over Internet Protocol (voz sobre IP), ou VoIP, conquistando clientes e derrubando os preços.
As empresas de telefonia enfrentam um desafio maior, porque as tecnologias IPTV e de transmissão de filmes por DSL são relativamente novas quando comparadas com o VoIP. Mesmo assim, avançam no mercado. Até o final de 2006, o número de assinantes de IPTV na Europa deve chegar aos 3,3 milhões de pessoas -há um ano, havia 1 milhão de usuários, segundo o Gartner Group. O instituto de pesquisas prevê que essa cifra dobrará em 2007 e que chegará à marca de 17 milhões até o final de 2010.


Tradução de RODRIGO CAMPOS CASTRO


Texto Anterior: Televisão: Interatividade atrai, mas deixa dúvidas
Próximo Texto: Games: Joint Task Force traz ação nos dias atuais
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.