São Paulo, quarta-feira, 15 de setembro de 2004

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BRASILEIROS DE BRINCADEIRA

Jogos para grande número de usuários ganham força; estrangeiros têm versões para o país

Entre em português no tiroteio on-line

Reprodução
Cena de Taikodom, jogo brasileiro que pode ser disputado on-line por grande número de usuários


ESPECIAL PARA A FOLHA

Está marcado para o início do ano que vem o lançamento de Taikodom, jogo on-line para grande número de participantes (MMOG, na sigla em inglês) criado no Brasil. Mas ele não é o pioneiro nacional na internet, onde se destaca o RPG Erinia, que tem 25 mil usuários cadastrados e vai disputar o mercado externo.
A Folha testou uma versão parcial de Taikodom, que foi desenvolvido pela catarinense Hoplon Infotainment. Com temática espacial, o jogo dispensa elementos típicos de RPGs, como evolução de níveis, o que o diferencia dos MMORPGs (sigla que identifica os jogos on-line com grande número de participantes que assumem diferentes papéis).
O game enfatiza as batalhas e o sistema econômico e, naturalmente, só pode ser jogado via internet. O sistema de pilotagem das naves é semelhante ao de Freelancer, da Microsoft.

Testes
O enredo, criado pelo escritor de ficção científica Gerson Lodi-Ribeiro, é ambientado 300 anos no futuro, quando a humanidade, forçada por alienígenas a abandonar a Terra, precisa encontrar novas fronteiras de colonização.
Antes de lançar Taikodom, a Hoplon pretende promover um período de testes. Os interessados em participar do processo e conhecer mais sobre o jogo devem acessar www.taikodom.com.br.
Já o MMORPG brasileiro Erinia (www.erinia.com.br) vai ganhar uma expansão em novembro, junto com o lançamento do game na Europa. Um mapa dentro do jogo, armas de ataque à distância e cenários como cavernas e calabouços estarão entre as novidades. Para completar, uma nova versão do jogo, que por enquanto está em fase de testes fechados, vai implementar melhorias nos gráficos, na interface e na inteligência artificial de Erinia.

Versões nacionais
Os usuários brasileiros agora têm à disposição Ragnarok Online, um dos MMORPGs mais populares do mundo, com 4 milhões de usuários espalhados por dezenas de países. Baseado no mangá de Myioung Jin-Lee, o jogo reinventa a mitologia nórdica contando as aventuras dos guerreiros Chaos e Loki.
A versão brasileira de Ragnarok Online, em português, estará disponível a partir de outubro, ainda sem valor de mensalidade definido. Para mais informações, acesse www.levelupgames.com.br.
Outro game que chega ao país é GunBound (www.gbound.com.br), um jogo de balística por turnos. GunBound tem cerca de 300 mil usuários brasileiros cadastrados e, com a versão em português, esse número deverá aumentar.
Para comemorar a vinda do jogo, será realizada a GunBound Official Game Party, nos dias 18 e 19 de setembro, em São Paulo (inscrições em www.cyberlan.com.br/campeonatos.asp).

Robôs armados
A inspiração veio de jogos de balística por turnos, como Worms e Gunbound, mas Botzin é genuinamente nacional, fruto de uma parceria entre a Green land Studios e a rede de LAN houses Monkey, que investiram R$ 70 mil em seis meses de trabalho. Protagonizado por robôs armados, o jogo exige uma boa noção de espaço e distância, uma vez que os turnos precisam ser bem aproveitados para causar o máximo de danos possível no oponente. As partidas duram cerca de 15 minutos, uma forma de atrair tantos os jogadores mais fanáticos quanto os casuais.
Com as vitórias, você fatura créditos que são convertidos em pontos de experiência e distribuídos por atributos como ataque, energia ou inteligência.

Duas armas
O download de Botzin, que só funciona on-line, é gratuito, tem cerca de 20 Mbytes e está disponível em www.botzin.net.
O jogador, porém, começa com apenas duas armas e, se desejar outras, terá que comprá-las usando dinheiro vivo.
Ao abrir uma conta no Botzin, o jogador cria sua alma digital, que lhe permitirá compartilhar seus pontos de experiência e créditos com outros games da parceria entre Monkey e Greenland -a expectativa das empresas é lançar uma game a cada seis meses.
Dessa forma, o jogador se mantém em diferentes jogos sem perder o investimento de tempo e dinheiro dedicado a eles.

Théo Azevedo é editor do site www.theogames.com.br.


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