São Paulo, quarta-feira, 15 de novembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Trabalho "sem limite" afeta vida social

DA REPORTAGEM LOCAL

Muitas das facilidades trazidas pelo mundo on-line funcionam para pressionar profissionais e transformar trabalho em causa de problemas psíquicos. A falta de horários e de barreiras para as atividades, feitas em casa e no escritório, atrapalha a vida social e gera insatisfação.
Para o professor da BSP Business School São Paulo, Álvaro Mello, a tecnologia ajuda a manter a porta do escritório sempre aberta. "Checamos nossos e-mails nos finais de semana, tarde da noite e quando estamos de férias, pois a tecnologia nos permite", explica.
O especialista em sociologia do trabalho Álvaro Roberto Crespo Merlo, que acompanhou o trabalho de analistas de informática, faz coro. "A atividade tem um aspecto lúdico importante, que permite prazer no trabalho, mas pode também ser fonte de controle externo e de pressão por produtividade sem limites", diz.
Misturar assuntos profissionais e pessoais, entretanto, também é encarado como um escapismo. "O isolamento pelo uso do computador pode expressar uma "estratégia" dos que não desejam ou não sabem enfrentar as dificuldades cotidianas", define a doutora Sálua Cecílio, professora da Universidade de Uberaba. (JB)


Texto Anterior: Tecnologia abastece os ciumentos
Próximo Texto: Reportagem de capa: Pacientes recebem orientação via e-mail
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.