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São Paulo, quarta-feira, 17 de setembro de 2003

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Resposta vem em site e por e-mail

TALITA FIGUEIREDO
FREE-LANCE PARA A FOLHA

O carioca tem acesso pela internet a quase todas as informações de serviços básicos oferecidos pela Prefeitura do Rio e pelo governo do Estado, sem que haja necessidade de enfrentar filas nas repartições públicas. Mas a resposta nem sempre é imediata.
A Folha testou sites da Prefeitura do Rio, do governo estadual, da Assembléia Legislativa do Rio e do Tribunal de Justiça do Estado.
Foram enviados nos dias 3 e 4 de setembro e-mails com perguntas fictícias a cinco repartições. Até o dia 9, dois responderam.
O site da Prefeitura do Rio tem o link Ouvidoria. Após preencher os itens, ganha-se um número para poder checar se há resposta.
Qual é o horário de abertura das bilheterias dos teatros municipais? Essa foi a pergunta enviada ao site da Secretaria de Cultura no último dia 3.
A resposta, que também foi encaminhada ao e-mail da reportagem, estava na página da Ouvidoria no dia 5.
Foram encaminhadas mensagens para um dos batalhões da PM (Polícia Militar), o 2ºBPM (de Botafogo, zona sul), e para a Cedae (Companhia Estadual de Água e Esgoto) no dia 4. A resposta da Cedae chegou no mesmo dia. Da PM, não houve resposta.
De acordo com o relações-públicas da PM, major Frederico Caldas, a página da instituição está sendo reformulada.
À Assembléia Legislativa do Rio também foi encaminhado e-mail, no dia 4, cuja resposta chegou depois da ligação feita pela reportagem à assessoria de imprensa do órgão, no dia 9. O e-mail foi encaminhado ao Alô Alerj.
A resposta indicava que "a solicitação foi encaminhada ao setor competente", no caso a Comissão de Defesa do Consumidor.
O Tribunal de Justiça, apesar de permitir consultas a processos sobre a Escola da Magistratura do Rio, tem problemas frequentes de conexão. Segundo o superintendente de Informática do tribunal, até o dia 30 deste mês um novo servidor deverá será instalado, com "consultas mais ágeis".


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