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Resposta vem em site e por e-mail
TALITA FIGUEIREDO
FREE-LANCE PARA A FOLHA
O carioca tem acesso pela internet a quase todas as informações
de serviços básicos oferecidos pela Prefeitura do Rio e pelo governo do Estado, sem que haja necessidade de enfrentar filas nas repartições públicas. Mas a resposta
nem sempre é imediata.
A Folha testou sites da Prefeitura do Rio, do governo estadual, da
Assembléia Legislativa do Rio e
do Tribunal de Justiça do Estado.
Foram enviados nos dias 3 e 4
de setembro e-mails com perguntas fictícias a cinco repartições.
Até o dia 9, dois responderam.
O site da Prefeitura do Rio tem o
link Ouvidoria. Após preencher
os itens, ganha-se um número para poder checar se há resposta.
Qual é o horário de abertura das
bilheterias dos teatros municipais? Essa foi a pergunta enviada
ao site da Secretaria de Cultura no
último dia 3.
A resposta, que também foi encaminhada ao e-mail da reportagem, estava na página da Ouvidoria no dia 5.
Foram encaminhadas mensagens para um dos batalhões da
PM (Polícia Militar), o 2ºBPM (de
Botafogo, zona sul), e para a Cedae (Companhia Estadual de
Água e Esgoto) no dia 4. A resposta da Cedae chegou no mesmo
dia. Da PM, não houve resposta.
De acordo com o relações-públicas da PM, major Frederico
Caldas, a página da instituição está sendo reformulada.
À Assembléia Legislativa do Rio
também foi encaminhado e-mail,
no dia 4, cuja resposta chegou depois da ligação feita pela reportagem à assessoria de imprensa do
órgão, no dia 9. O e-mail foi encaminhado ao Alô Alerj.
A resposta indicava que "a solicitação foi encaminhada ao setor
competente", no caso a Comissão
de Defesa do Consumidor.
O Tribunal de Justiça, apesar de
permitir consultas a processos sobre a Escola da Magistratura do
Rio, tem problemas frequentes de
conexão. Segundo o superintendente de Informática do tribunal,
até o dia 30 deste mês um novo
servidor deverá será instalado,
com "consultas mais ágeis".
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