São Paulo, quarta-feira, 19 de março de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Resumo da ópera

Sucessos e decepções dos últimos 25 anos

MARCELO NÓBREGA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A recente derrocada do padrão HD DVD, capitaneado pela Toshiba e que disputava com o Blu-ray, da Sony, a sucessão do DVD, mostra como sucessos e fracassos na tecnologia convivem lado a lado. A gigante que produz TVs e computadores investiu milhões em um padrão agora reservado aos museus.
Eventualmente, os fracassos tecnológicos são aparelhos à frente do seu tempo e que no futuro voltarão sob forma semelhante. É o caso do Network Computer, da Oracle, de uma época em que a banda larga necessária ainda era um sonho de consumo.
Em outras situações, produtos são equivocados numa linha bem-sucedida. Não há como discutir a onipresença do Windows em todo o mundo, mas sua versão Me, colocada à venda em 2000, é conhecida como o pior sistema operacional de todos os tempos.
Os sucessos surgem com a inovação, a exploração de mercados ou com os facilitadores de uma tecnologia já presente. O iPod, da Apple, consolidou a era da música digital portátil, herdando a cultura do Walkman, da Sony. O StarTAC, da Motorola, reduziu os celulares e popularizou o flip, que se tornou símbolo de status.
Conheça alguns dos maiores sucessos e fracassos da história recente da tecnologia escolhidos pela equipe do caderno Informática. Se você tem outros eleitos para essa lista, envie suas sugestões para circuitointegrado.folha@uol.com.br. Outras publicações fizeram seleções semelhantes, como a "PC Magazine" (pcmag.uol.com.br), que também comemora 25 anos.

Texto Anterior: Tec-tec-tec
Próximo Texto: Tendências: Controlar o lado negro da rede é o grande desafio
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.