São Paulo, quarta-feira, 20 de junho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Reportagem de capa

Veja como moderar comentários no blog

CAMADAS - Opções para restringir e para controlar as participações dos visitantes podem ser configuradas com facilidadereportagem de capa

DA REPORTAGEM LOCAL

Para o dono de blog que tem tempo e paciência, a melhor opção é receber os comentários via e-mail antes que eles sejam publicados. Assim, é possível evitar constrangimentos e garantir a qualidade dos comentários.
Também é possível arriscar um pouco mais, dando liberdade para os comentários de usuários já cadastrados. Em comparação com a primeira tática citada, a liberação parcial ganha em agilidade e em facilidade, pois dispensa o acompanhamento do administrador do blog.
Há ainda a terceira e mais radical das opções, que é remover o link para os comentários.
Vale lembrar que esses recursos podem ser ativados e desativados sem maiores dificuldades.
Os serviços de hospedagem gratuita de blogs usam modelos prontos de página, que oferecem opções para alterar o nível de moderação sem dificuldades.
A seguir, você conferirá os passos para configurar um diário hospedado pela versão em português do serviço Blogger.com.
Usuários do UOL (blog.uol.com.br), do IG (blig.ig.com.br) ou de outros portais nacionais devem encontrar as opções equivalentes em seus sites.
Quem optar por um serviço personalizado de publicação, como o popular Movable Type (www.movabletype.org), deverá programar as opções de acordo com as especificações de uma linguagem própria, mas igualmente fácil.

Quem pode
Depois de entrar no sistema do Blogger com seu usuário e senha, clique no link Configurações. Entre as opções que aparecem nessa categoria, clique em Comentários. Nessa tela, estão as principais opções para moderação.
O administrador do blog poderá ativar e desativar qualquer uma delas quando bem entender. Colaboradores com privilégios restritos podem não encontrar essa opção.
A primeira decisão a ser tomada é escolher quem terá o direito de comentar os posts do blog. É possível restringir o acesso à janela de comentários somente aos usuários cadastrados no Blogger ou apenas a membros do site, que são autorizados pelo administrador. Também está nesse item a opção mais radical, que desativa todos os comentários.
Embora restrinja a interatividade com os visitantes, remover o link para comentários pode ser uma tática interessante para quem está começando e tem poucos visitantes. Pode ser melhor não mostrar vários posts que não tiveram resposta.

Filtro
Ainda na tela Comentários, dentro da opção Configurações, você pode ativar o mecanismo para a aprovação prévia dos comentários que chegam.
Para tanto, é preciso escolher Sim, na pergunta "Ativar moderação de comentários?" e, logo em seguida, informar um endereço de e-mail para que as mensagens sejam encaminhadas.
Para evitar spam nos comentários, também escolha Sim, na pergunta "Exibir uma confirmação de palavras para os comentários?". Dessa forma, antes de enviar um comentário, o visitante terá que digitar uma seqüência aleatória de letras e números.
Essa medida simples evita que mecanismos de propaganda indesejada publiquem comentários com publicidade inútil e links para vírus.

No Orkut
Os donos de comunidades do Orkut podem controlar melhor o comportamento dos seus membros e visitantes. Após entrar na sua comunidade, clique em Editar perfil.
Em Tipo de comunidade, escolha: Moderada -o mediador precisa aprovar pedidos de participação. Também marque a opção Não-anônima -não permitir postagens anônimas.
Por fim, escolha a opção Desativada - não permitir que membros enviem mensagens.
Dessa forma, você escapa dos incômodos causados pelos mecanismos maliciosos que distribuem propaganda e ainda evita visitantes indesejáveis. (JB)


Texto Anterior: Ofensa via internet pode render multa e prisão para o agressor
Próximo Texto: "Ofensor é inseguro", diz especialista
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.