São Paulo, quarta-feira, 20 de setembro de 2006

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Contratar serviços promocionais por telefone exige cuidados especiais

DA REPORTAGEM LOCAL

Cascas de banana por todos os lados. Pense nisso antes de contratar um serviço por telefone. A facilidade de assinar planos de celular e de acesso à internet sem sair de casa pode não valer a pena quando detalhes importantes passam desapercebidos durante o atendimento do telemarketing.
Segundo o Procon, é obrigação da empresa enviar uma cópia impressa do contrato e, se o cliente não concordar com o teor do tratado, é possível cancelar o plano sem pagar nenhuma taxa. Para tanto, o prazo máximo é de sete dias. No caso de cobranças indevidas ou de aumentos injustificados, o prazo para reclamação é de 30 dias.
Taxas adicionais e mudanças de preço estão entre as surpresas desagradáveis que os acordos por telefone podem esconder. Normalmente as armadilhas estão nas letras miúdas dos panfletos das promoções.
Não deixe de perguntar se as mensalidades terão valor fixo durante todo o plano. Em caso negativo, a empresa precisa informar o valor do aumento. Empresas de TV por assinatura e provedores de banda larga costumam colocar itens que prendem os usuários sob pena de multa. Um exemplo: quem pretende mudar de provedor antes dos 12 primeiros meses precisa pagar uma taxa superior a uma mensalidade. "É bom guardar toda a publicidade e os contratos do prestador de serviços", diz Márcia Christina Oliveira, do Procon. (JB)


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