São Paulo, quarta-feira, 21 de março de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Em dia de Microsoft, Apple lança correções

FARRA HACKER Sistema operacional dos Macs e seus programas possuíam falhas de segurança que permitiam invasões por golpistas

JULIANO BARRETO
da reportagem local

Dia da caça no mundo da segurança digital. A Apple, que fez uma série de comerciais caçoando da falta de segurança nos PCs com Windows, precisou lançar um pacote com 45 remendos para o sistema operacional Mac OS X e os seus programas.
Foi a sétima vez que os computadores Macintosh precisaram de atualizações de segurança nos últimos três meses. Desta vez, entre as falhas corrigidas, estão softwares da própria Apple e de parceiros como o Flash Player, da Adobe, e o banco de dados de código aberto MySQL.
Boa parte dos problemas divulgados pode ser considerada grave. Com a ajuda de códigos maliciosos, golpistas podem se aproveitar da série de erros de programação da Apple para invadir Macs, fazer programas travarem subitamente e roubar dados.
De acordo com o anúncio oficial da Apple (docs.info.apple.com), até o programa responsável pelo entrosamento entre o micro e as impressoras que usam cabos USB como conector tinha vulnerabilidades.
Outra correção que chamou a atenção dos usuários foi para o programa iPhoto, para o gerenciamento de imagens digitais. Segundo a própria Apple, o soft serviria como porta de invasão do computador graças a códigos maliciosos disfarçados como canais personalizados de fotos.
O ponto positivo da história foi a rapidez da fabricante nas correções, pois várias das brechas seriam inéditas. Quem usa Mac deve apenas atualizar o sistema com a ferramenta de updates automáticos. É recomendado baixar todos os pacotes de correção lançados na última semana.
Entre as brechas corrigidas, pelo menos 16 foram encontradas por uma dupla de pesquisadores independentes que mantêm os blogs The Month of Apple Bugs (projects.info-pull.com/moab) e Month of Kernel Bugs (kernelfun.blogspot.com).
Kevin Finisterre e LMH, que não quis divulgar seu nome real, começaram os dois projetos no ano passado para mostrar que todos os sistemas operacionais têm suas falhas. No Month of Kernel Bugs, foram divulgadas vulnerabilidades no Windows, no Linux e no Mac OS X em ritmo de piada: quase uma brecha por dia.

Muy amigos
Outro detalhe que ajudou a transformar o pacote de correções da Apple em um acontecimento memorável foi a ausência do lançamento de correções para produtos da Microsoft.
Geralmente a empresa publica os remendos para os seus produtos na segunda terça-feira de cada mês. Na última semana, a fabricante adiou sua já tradicional e temida Patch Tuesday, mesmo tendo, pelo menos, cinco falhas para consertar.
De novidade para os usuários, só há uma atualização do programa Windows Malicious Software Removal Tool.


Texto Anterior: Jogo mistura músicas e astros do hip-hop em lutas cheias de ritmo
Próximo Texto: Notebooks terão sistema de proteção contra golpes instalado no hardware
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.