São Paulo, quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Médicos usam robôs em cirurgias

DA REPORTAGEM LOCAL

O Da Vinci não tem aspecto humano, mas já ajudou muita gente. O robô é usado para tornar as cirurgias menos invasivas e propiciar uma recuperação mais rápida, segundo Marcelo Cerdan Torres, do Hospital Sírio-Libanês. Em São Paulo, o Hospital Albert Einstein também realiza tratamentos com a máquina.
O robô se divide em três partes: a que acomoda o médico, os braços que agem sobre o paciente e uma torre que processa imagens e as envia para o cirurgião -em três dimensões.
No Da Vinci, o cirurgião tem à sua disposição duas telas, é possível ampliar a imagem até 20 vezes e calibrar como cada movimento chegará à ponta da pinça, segundo Torres.
O robô tem sido usado em várias cirurgias, apesar do seu custo -segundo Cássio Andreoni, do Albert Einsten, ele aumenta em cerca de 30% o preço da operação. (AD)


Texto Anterior: Reportagem de capa: Robôs ganham traços de seres humanos
Próximo Texto: Pequeno Kaspar será usado na educação
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.