São Paulo, quarta-feira, 22 de setembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Por segurança, site descarta seus registros

DE NOVA YORK

A manutenção da privacidade é uma das principais preocupações de quem se inscreve no TxTMob. Afinal, o site compila nomes e telefones de ativistas envolvidos em protestos -uma lista desejada pela polícia, pelo governo e mesmo por empresas.
"Há um debate sobre o tema, pois ao mesmo tempo que os serviços de mensagem por celular são uma forma de as pessoas se comunicar e se organizar, elas ainda dependem das empresas que fornecem o serviço, que muitas vezes têm interesses econômicos e políticos", diz Alberto Escarlate.
Para evitar problemas de segurança e reduzir o risco de seu banco de dados cair nas mãos erradas, John Henry, um dos idealizadores do TxTMob, diz que o site não mantém os registros de seus usuários depois que termina o evento para o qual um determinado grupo foi criado -os protestos durante a convenção republicana, por exemplo.
"Se você usa um serviço comercial, eles mantêm seus registros e podem recuperá-los meses depois. Nós, não", diz Henry. "O que nos torna mais atraente do que os serviços comerciais é o fato de estarmos próximos de grupos conhecidos de ativistas. As pessoas nos conhecem e confiam mais em nós." (LC)


Texto Anterior: Uso de redes SMS extrapola política
Próximo Texto: Mídia: Blogues ganham popularidade, mas não geram lucro aos autores
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.