São Paulo, quarta-feira, 22 de setembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SEGURANÇA

PrevX tem recursos inéditos

Soft impede operações danosas ao computador

DA REPORTAGEM LOCAL

O programa de segurança PrevX Home, que é gratuito (www.prevx.com), adota uma estratégia original para proteger o PC: não é um antivírus nem um firewall. Ele funciona como complemento a esses softwares e promete conter problemas que eles não monitoram.
O PrevX Home oferece vários tipos de proteção. Além de bloquear a alteração dos programas já existentes no computador, impede três tipos de buffer overflows (ataques que tomam o controle dos softwares do PC para destruir dados) e evita modificações no Painel de controle e no registro (arquivo de configuração) do sistema.
O programa também ajuda a prevenir problemas que podem surgir com a instalação de softwares e periféricos incompatíveis com o sistema operacional, pois veta a modificação de drivers (programas que controlam os periféricos) e DLLs -componentes do Windows cuja alteração geralmente causa transtorno.
O acessório é especialmente útil para quem navega com o Internet Explorer, pois impede que o endereço da página inicial seja trocado e que barras de ferramentas sejam instaladas sem o consentimento do usuário -duas queixas muito comuns entre internautas novatos. Como o PrevX Home pode ser protegido com senha, é ideal para quem compartilha o PC com crianças. O software não é perfeito (durante os testes realizados, tentou barrar a atividade normal do gerenciador de arquivos Windows Explorer, o que é absurdo), mas seus recursos são inéditos e eficazes.

Navegadores
O sistema operacional Windows e os navegadores Internet Explorer e Firefox têm problemas de segurança que abrem o PC a ataques -basta ver fotos em um site que traga ocultos determinados códigos nocivos para contaminar o micro. Para se proteger, instale a atualização que está em www.microsoft.com/technet/security/bulletin/ms04-028.mspx (para o Windows e o Internet Explorer). Se você usa o Firefox, a recomendação é atualizá-lo para a última versão 1.0 (www.mozilla.org/firefox). (BG)


Texto Anterior: Mídia: Blogues ganham popularidade, mas não geram lucro aos autores
Próximo Texto: Canal aberto - José Antonio Ramalho: Saiba gravar cópias de sites
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.