São Paulo, quarta-feira, 22 de setembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CANAL ABERTO

José Antonio Ramalho

Saiba gravar cópias de sites

"Não tenho provedor de acesso local. Por isso, necessito salvar as páginas da internet no micro. Até há poucos dias, os sites ficavam disponíveis off-line, mas agora muitos deles não ficam mais. Não sei se o bloqueio é feito pelos próprios sites ou se há falha em algum ajuste do meu computador. Como proceder?"
(Bernardino Fernandes)

Resposta - Assumindo que o leitor navega com o Internet Explorer 5.5 ou superior e esteja usando o procedimento-padrão para ver uma página off-line, o que pode estar acontecendo é uma combinação de fatores.
As páginas são armazenadas em pastas temporárias. O espaço em disco destinado a elas é determinado por um ajuste que pode ser feito através do menu Ferramentas/Opções da Internet.
Abra o painel Arquivos de Internet Temporários e clique no botão Configurações. No campo Espaço em Disco, você verá a quantidade de espaço que está destinada a esses arquivos.
Quando a quantidade de páginas armazenadas supera o espaço determinado, as páginas mais antigas smmão removidas para que as mais novas sejam gravadas. Essa pode ser uma das razões pelas quais as suas páginas estão desaparecendo.
Outra solução é usar a opção Salvar Como do menu Arquivo. Ela copia a página atual -com todas as figuras e os elementos- para a pasta que você especificar.
Outra sugestão é usar um navegador off-line, que é especializado nessa tarefa. A vantagem é que as páginas são salvas em pastas que não são apagadas automaticamente. Um programa freeware (gratuito) que traz esse recurso é o HTTrack Website Copier (www.httrack.com).


Texto Anterior: Segurança: Soft impede operações danosas ao computador
Próximo Texto: Internet: Navegador barra anúncios e traz facilidades para acessar notícias
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.