São Paulo, quarta-feira, 22 de setembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

INTERNET

Nova versão do Firefox promete mais segurança

Navegador barra anúncios e traz facilidades para acessar notícias

DA REPORTAGEM LOCAL

Já está na internet a nova versão do navegador gratuito Firefox (4,5 Mbytes; www.mozilla.org/products/firefox). Ela se chama 1.0 Preview Release, ou seja, é uma prévia da versão definitiva, cujo lançamento deve ocorrer até o final do ano. A maior novidade é o recurso Live Bookmarks. Ao acessar um site compatível com o padrão RSS (Really Simple Syndication), aparece um ícone na diagonal inferior direita da tela.
Se você clicar nele, surge uma janela para adicionar a página à sua lista de endereços favoritos. O diferencial é que as notícias desse site passam a ser exibidas diretamente no menu de favoritos, ou seja, não é preciso acessar a página para ficar atualizado com as últimas novidades. Muitos sites já transmitem em RSS (veja alguns em www.syndic8.com).
A vantagem do novo Firefox é que ele tem o recurso embutido -outros navegadores costumam exigir a instalação de um acessório. O navegador também melhorou a função Find, que serve para localizar determinadas palavras no site que está sendo exibido (ela mostra os resultados assim que a palavra-chave é digitada).
Todos os melhores recursos do Firefox (tabbed browsing, para abrir várias páginas na mesma janela, eliminador automático de cookies, para melhorar a privacidade, e bloqueador de pop-ups, para evitar anúncios que pulam na tela) foram mantidos.
Mesmo quem está satisfeito com a versão anterior do Firefox deve instalar a 1.0 Preview Release. Segundo os criadores do programa, ela conserta uma falha de segurança bastante grave, que pode causar destruição de arquivos quando o usuário visita páginas que tragam ocultos códigos nocivos ao PC. (BG)


Texto Anterior: Canal aberto - José Antonio Ramalho: Saiba gravar cópias de sites
Próximo Texto: Livraria lança engenho de busca
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.