UOL


São Paulo, quarta-feira, 22 de outubro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ENTREVISTA

Limitar acesso protege usuário, diz engenheira de pessoas

DA "TECHNOLOGY REVIEW"

Susan Landau é uma engenheira de equipe sênior da Sun Microsystems Laboratories que lançou um grande projeto de dispositivo computacional para localização. Nesta entrevista, Landau, que pesquisa questões relativas à privacidade e à segurança relacionadas a novas tecnologias, fala sobre os riscos que os sistemas de localização podem representar para o cidadão.

Pergunta - Novas tecnologias frequentemente levantam questões sobre privacidade. Existem preocupações quanto à privacidade dos usuários que são específicas dos serviços de localização?
Susan Landau -
Nós crescemos com um modelo de mundo que é aquele em que não difundimos informações sobre onde estamos. Quando você diz "estou a caminho de casa", ninguém sabe que você se desviou três quarteirões para comprar flores ou para enviar uma carta a alguém reclamando pela falta de notícias. É impossível viver em um ambiente em que seu telefone celular e seu PDA (assistente pessoal digital) divulgam a sua localização? Não.
É uma invasão de privacidade? Claro que é. Como as pessoas reagirão? O equilíbrio entre privacidade e conveniência é diferente para cada pessoa.

Pergunta - A transmissão de informações sobre localização também se torna um problema de segurança?
Landau -
Antes do 11 de Setembro, nós víamos isso como um problema de privacidade comercial: eu realmente ia querer receber um anúncio intermitente de pizzaria no meu telefone celular quando eu estivesse passando?
Mas, agora, isso também é uma questão de segurança muito importante.
Isso torna os telefones celulares, de alguma forma, menos úteis para as pessoas.
Então, alguém imagina, por exemplo, que certas pessoas não deveriam portar telefones celulares, ou, pelo menos, deveriam mantê-los desligados.
Uma senadora como Nancy Pelosi [líder do Partido Democrata nos EUA] é um bom exemplo: ninguém iria querer que ela disseminasse informações sobre sua localização.

Pergunta - Então como podemos lidar com isso?
Landau -
Os usuários devem controlar todo o tempo as informações pessoalmente identificáveis que eles dão - no caso, sua localização. Você pode incluir [na tecnologia] a capacidade de escolher quem poderá acessar informações sobre a sua localização. Você pode ter a capacidade de dar acesso apenas limitado às informações para algumas pessoas, talvez apenas durante certas horas do dia, ou em certos períodos da semana. Por exemplo: seu chefe pode ter acesso às informações sobre sua localização apenas durante o seu horário de trabalho.
Um bom projeto sobre privacidade poderia incluir a exigência de provas de identidade antes que a informação sobre localização fosse revelada.
Você tem de desenhar a tecnologia decidindo quais políticas de privacidade deseja habilitar. Porque, se não determinar isso no início, você pode se excluir dessa capacidade.


Texto Anterior: Privacidade é colocada em risco
Próximo Texto: Tecnologia: Japoneses têm mapas e dicas de diversão
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.