UOL


São Paulo, quarta-feira, 22 de outubro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Serviço deve vir ao país em 2004

DA REPORTAGEM LOCAL

No Brasil, as operadoras de telecomunicações procuradas pela reportagem ainda não oferecem serviços de localização como aqueles disponíveis no Japão. Por enquanto, BCP, Vivo, Tim e Oi só comercializam serviços de localização para usuários corporativos -empresas que desejem acompanhar a movimentação de uma frota de veículos, por exemplo. A Tim oferece, apenas no Nordeste, um sistema que rastreia carros de passeio, mas ele custa R$ 1.100 e não tem recursos sofisticados -apenas avisa uma central de segurança sobre a posição do carro em situações de emergência.
A Vivo diz que planeja lançar serviços de localização para usuários individuais no primeiro semestre de 2004 (mesmo prazo dado pela Oi), mas não fornece detalhes. A Claro promete colocar no mercado seus serviços de localização quando fizer sua transição para a tecnologia de transmissão GSM, o que, segundo a empresa, acontecerá até o final do ano. A BCP não divulga uma possível data de lançamento.

Localização pelo palmtop
O serviço de localização disponível hoje para o usuário comum funciona com um GPS (sistema de posicionamento global), que, acoplado a um micro de mão, pode fornecer a localização do motorista e guiá-lo para uma rota indicada.
A Webraska (www.webraska.com.br) promete para novembro lançar o Apontador Compact, programa com mapas de ruas da cidade de São Paulo para micros de mão com o sistema Palm OS.
Testado com exclusividade, o produto permite criar rotas e sincronizá-las para o Palm. Se o modelo tiver sistema de áudio, é possível escutar o trajeto para se locomover ao destino desejado.
Um diferencial do programa é poder incluir um endereço localizado no mapa no programa Adress Book. Antes de fazer a sincronização para o palmtop, vale a pena baixar pontos de interesse (bancos, farmácias e hospitais).
Diferentemente da versão para Pocket PC, esse produto não consegue detectar se o motorista saiu da rota -caso esteja usando o GPS acoplado ao Palm. A empresa promete uma versão mais atualizada para o segundo semestre do próximo ano. O kit, contendo o programa e o GPS com cabo para conexão ao micro de mão, custa R$ 987. (MZ e BG)


Texto Anterior: Local fechado gera interferência
Próximo Texto: Desenvolvimento: Integração entre redes é desafio
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.