São Paulo, quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Humanos são guias de busca por bate-papo

DA REPORTAGEM LOCAL

Em vez de digitar a informação que procura, você conversa por uma janelinha de chat com uma pessoa que o auxilia a achar um resultado mais completo. A experiência é proporcionada pelo ChaCha (www.chacha.com), uma ferramenta de busca, totalmente em inglês, que se baseia em bancos de dados e inteligência humana para indicar sites com as informações pedidas.
Para aproveitar o recurso, basta fazer um cadastro simples, com nome, e-mail e senha, e clicar na opção Search with guide (procurar com guia). Após digitar o que procura -por exemplo, "temperatura em São Paulo"-, o guia vai mostrando resultados em uma janela à direita da de bate-papo.
Se eles forem satisfatórios, a conversa é encerrada. Mas, se você quiser informações mais detalhadas, o guia ajuda. O resultado costuma ficar bem próximo do que você procura, pois é possível pedir refinamento da busca quantas vezes quiser.
Os guias são estudantes, aposentados e pessoas que passam o dia conectadas à internet. A idéia de Scott Jones, criador da ferramenta, é deixar a supremacia dos algoritmos de lado e usar seres humanos para entender o que o usuário procura. (DA)


Texto Anterior: Reportagem de capa: Wikia deseja ajuda dos usuários
Próximo Texto: Na web 3.0, sites buscarão pelo sentido
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.