São Paulo, quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

navegador

Chrome festeja um ano, ganha banho de loja e fica mais rápido

DA REPORTAGEM LOCAL

Um ano depois da estreia do primeiro Chrome, o Google lança uma nova versão do seu navegador. O Google Chrome 3.0 chega aos usuários com mudanças em duas linhas principais: velocidade e design.
Neste primeiro ano, segundo o Google, foram 87 atualizações de vários tipos, 3.505 consertos de erros do programa e uma melhora de 25% na performance em sites da linguagem JavaScript, em relação à segunda versão do navegador -o que, na prática, implica uma navegação mais rápida. E o Google diz mais: essa porcentagem pula para 150%, quando comparado à sua primeira versão beta.
O navegador realmente abre quase instantaneamente, contra os cerca de um ou dois segundos necessários a outros navegadores testados (Firefox, Internet Explorer e Opera). As páginas também abrem com mais rapidez no navegador do Google -nem todas, é claro.
A barra onde você digita o endereço do site que, no Chrome, também funciona como buscador, a Omnibox, também mudou. A apresentação do menu que "cai" quando algo é digitado está mais organizada. Além disso, o usuário agora tem uma série de ícones mostrando a origem de cada resultado exibido pela barra -se ele veio dos Favoritos ou se é uma sugestão de busca, por exemplo.
A terceira versão do navegador do Google também traz suporte a aplicações desenvolvidas em HTML5. Nessa linguagem, os programadores podem colocar vídeos com a facilidade com a qual já colocam fotos. Na prática, para o usuário final, isso significa que você não vai ter que instalar nenhum plug-in no seu computador para abrir essas páginas.
Algumas mudanças no design também marcam o novo Chrome. A "Página da Nova Aba" (aquela que abre quando você inicia o programa) está totalmente redesenhada. Ela já exibia os sites mais acessados em algumas caixas, e agora oferece a opção de ajustar, como o usuário quiser, os sites nessas caixas. Ainda é possível fixar um site ou outro no lugar escolhido. Assim, se seus hábitos de navegação mudarem, o link continua por lá.
A nova página também traz outra maneira de visualização -é possível ver os sites em formato de lista no novo navegador do Google.
Ainda quanto à aparência, agora você também pode escolher colocar um tema no seu navegador. A ferramenta, já implantada no Gmail (o e-mail do Google), oferece algumas opções para você deixar sua navegação mais personalizada. Ainda são poucas opções (veja mais em bit.ly/chromegaleria), mas deve-se notar que nem as mais extravagantes atrapalham a navegação. O Google promete, em seu blog, uma expansão nas opções.
Se você já usa o Chrome, a atualização para a nova versão acontece automaticamente. Se ainda não é usuário, é possível baixá-lo em google.com/chrome. A versão para Mac e Linux do navegador continua sendo apenas uma promessa; por enquanto, o navegador só roda em Windows.

A guerra dos navegadores
O Internet Explorer tem sofrido ataques em sua hegemonia como navegador de internet. Sua porcentagem no mercado caiu de 68,57%, em julho de 2008, para 60,11%, um ano depois, segundo a empresa StatCounter.
O Mozilla Firefox, segundo colocado, tem 30,5% (julho de 2009). Chrome e Safari estão quase empatados, na média de 3%.
O que pode mudar isso, a favor do Chrome, é um acordo feito entre Google e Sony. Segundo o "Financial Times", o Chrome começará a vir instalado nos computadores Sony Vaio -sem deixar o Explorer de lado, é claro.
(AMANDA DEMETRIO)


Texto Anterior: Dispositivo pode causar danos aos olhos
Próximo Texto: Entrevista - Stefan Urbat: Mais privacidade é tema de campanha do Partido Pirata
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.