São Paulo, quarta-feira, 24 de abril de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasileiro pode interferir em programação

CAROLINA MANDL
DA REPORTAGEM LOCAL

Quando os sete sobrinhos do engenheiro Mauro Eduardo Landucci vêm visitá-lo em sua casa, em São Paulo, ele precisa disputar a atenção das crianças com a televisão. Todos correm para a tela, mas não estão interessados na programação: querem é jogar os games que a TV paga oferece.
Landucci tem acesso a serviços interativos via TV. Por meio de programas (como os softwares dos computadores) enviados via satélite, a TV interativa permite que o telespectador seja um pouco mais ativo.
No Brasil, duas empresas de televisão paga oferecem programação interativa a seus usuários -a SKY e a DirecTV. A TVA diz que o serviço está em seus planos. A NET não oferece o produto.
Os especialistas da área afirmam que os serviços oferecidos hoje estão longe de toda a capacidade que a televisão pode oferecer. "Essa tecnologia está em um estágio embrionário", diz Sérgio Motta Mello, presidente da TV1, que faz programas interativos.
Muitos confundem televisão interativa com internet, mas quem é da área diz que são meios distintas. "Ninguém quer sentar na escrivaninha para assistir a um filme no computador. Então, quem vai quer ficar na televisão fazendo uma pesquisa em sites?", explica José Carlos Sanchez, gerente de serviços interativos da DirecTV.
"A interatividade irá mudar a maneira de assistir à televisão. Vai ser possível tomar um pouco de controle daquilo que ela mostra", afirma Rosamélia Givão, gerente de TV interativa da SKY.

Produtos
Na DirecTV, quem tem conta no Itaú já pode checar o saldo e o extrato bancário dos últimos três dias na televisão. Em maio, será a vez de os correntistas do Bradesco terem acesso ao serviço. Além disso, quem paga R$ 2,99 por mês pode enviar e receber e-mails.
Os serviços são feitos pela linha telefônica, mas a velocidade ainda não é das melhores. "Demora mais que a internet", diz o militar carioca Jamerson Menezes, 33, que usa todos os recursos de interatividade que a sua TV tem.
Outro ponto que dificulta o acesso do usuário é a falta de um teclado, que é vendido por R$ 169. Dá para fazer tudo com o controle remoto, mas é mais difícil.
Quem liga no Vida On-line, programa do canal Discovery, consegue obter mais informações sobre o que está vendo na tela. Além disso, há jogos e canal de clima (basta selecionar uma cidade).
Os serviços de interatividade da SKY também são gratuitos. É possível entrar em um canal e ver um evento em várias câmeras.
O canal de esportes mostra as tabelas dos jogos, as notícias e as atualizações dos campeonatos. No de clima, é possível ver a previsão do tempo para os próximos três dias na sua cidade. Acompanhar as letras das músicas de clipes e brincar com os jogos são outras atrações. Para crianças, há um jogo de perguntas e respostas com a Turma do Chiquinho.



Texto Anterior: TV Digital: EUA e Europa já têm sistema interativo
Próximo Texto: Transmissão digital oferece mais qualidade
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.