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reportagem de capa
Empresa faz sequência de lançamentos
ATAQUE >> Entre as novas armas, estão o buscador Bing, o antivírus Security Essentials e o sistema para jogos Project Natal
Rebecca Cook/Reuters
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Steve Ballmer, executivo-chefe da Microsoft, participa de debate sobre tecnologia no encontro National Summit, em Detroit
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA,
EM BERKELEY
No último mês, encontrar o
nome da Microsoft nos noticiários não tem sido difícil. A empresa vem ganhando atenção
com uma sequência de lançamentos que incluem várias de
suas divisões. E, como não se
via há muito tempo, cada um
desses produtos parece incomodar seus concorrentes.
Entre eles, o Bing (ferramenta de buscas), o Zune HD (tocador de MP3) e o Security Essentials (antivírus). Há também o sistema de reconhecimento de gestos Project Natal,
para games. E a empresa anunciou que o Windows 7 chegará
às lojas em 22 de outubro.
Na mira da Microsoft estão o
Google, a Apple (e seu iPod
Touch) e a Symantec e a McAfee (líderes no mercado de antivírus), além da Nintendo, fabricante do Wii.
A quantidade de lançamentos em curto espaço de tempo
sugere uma estratégia mais
agressiva da companhia para
ganhar território junto ao consumidor final. Mas não é o que
pensam analistas ouvidos pela
Folha. "Eu não acredito que tenha havido qualquer orquestração entre os diferentes grupos criadores desses produtos",
disse Matt Rosoff, da Directions on Microsoft, agência independente de análise, cuja especialidade está no nome.
Osvaldo Barbosa de Oliveira,
diretor-geral para mercado de
consumo e on-line da Microsoft Brasil, também diz que a
série de lançamentos é coincidência. Ele, porém, confirma o
novo objetivo da empresa.
"O foco que tivemos nos últimos anos para produtos corporativos fez com que talvez alguns outros músculos do nosso
corpo se atrofiassem um pouco.
Mas temos nos renovado em
relação ao consumidor final."
Para desatrofiar, a companhia investe alto em marketing.
O site especializado Advertising Age calcula investimentos
de US$ 80 milhões a US$ 100
milhões somente no lançamento do Bing. A quantia vai contra
a maré do mercado publicitário
dos EUA, que, no primeiro trimestre de 2009, registrou queda de 12% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo o instituto Nielsen.
Alguns dos concorrentes
sentiram o impacto. No dia em
que a Microsoft anunciou o Security Essentials, suas ações registraram alta de 2,1%, enquanto as da Symantec e da McAfee
caíram 0,5% e 1,3%, respectivamente. No geral, as ações da
empresa aumentaram um terço desde o fim de março. "Se
continuar assim, aqueles com
ações da Microsoft vão se beneficiar", diz Greg Sterling, fundador da empresa de análises
Sterling Market Intelligence.
(BRUNO ROMANI)
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