São Paulo, quarta-feira, 24 de junho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

teste USP

Laptop tem bom desempenho em jogos

PERFORMANCE >> Processador rápido e placa de vídeo tornam N8635 bastante adequado também para aplicações gráficas

DENIS F. WOLF
GUSTAVO PESSIN
ALBERTO Y. HATA
PATRICK Y. SHINZATO

ESPECIAL PARA A FOLHA

O notebook InfoWay Note N8635, da Itautec, apresenta design moderno e alto desempenho para aplicações gráficas.
O notebook é equipado com processador Intel Core 2 Duo de 2 GHz, o que propicia boa capacidade de processamento.
Os recursos que oferece -em especial, memória de 4 Gbytes e placa de vídeo dedicada- fazem dele uma ótima opção para quem se interessa por jogos de última geração e aplicações gráficas pesadas.
A tela de 15,4 polegadas torna seu uso bastante confortável mesmo por longo tempo.

Conexões
Em relação à sua capacidade de conexão com outros dispositivos, o notebook não oferece muitas possibilidades.
Tem apenas três portas USB, sendo uma delas do tipo e-SATA/USB combo. Ainda rara em notebooks, esse tipo de saída permite a conexão de dispositivos e-SATA ou USB, especialmente útil para conectar discos rígidos externos.
Além disso, é notável a ausência de uma porta Firewire para conectar alguns dispositivos que utilizam esse tipo de porta, como filmadoras.
No quesito conexões de vídeo, o notebook possui uma saída VGA e uma porta HDMI que permite a exibição de imagens em televisores de alta definição. Em contrapartida, o computador não oferece uma saída S-Video (normalmente utilizada para conexões com televisores sem entrada HDMI -de alta definição).

Som e câmera
A webcam de 2 Mpixels permite capturar ótimas imagens e vídeos.
O software CyberLink YouCam, disponível para uso da webcam, é bastante amigável para o usuário. O programa permite a utilização de efeitos especiais nos vídeos obtidos com a câmera e possibilita a captura de fotos e gravações de maneira bastante intuitiva.
O microfone embutido também apresentou bons resultados. Os sons foram capturados pelo receptor com clareza e com poucos ruídos.
Dessa forma, a câmera, o microfone e a placa de rede Gigabit fazem um ótimo conjunto para transformar o notebook em um centro de videoconferência para usar em reuniões ou para conversar pela internet com amigos e familiares.
O conjunto de conexões de vídeo, placa de som e placa gráfica torna o notebook uma boa opção para assistir a vídeos de alta qualidade, desde que o usuário possua um televisor de alta resolução.

Teclado e bateria
O teclado apresenta boa sensibilidade, mas o posicionamento incomum do botão Fn (que ocupa a posição padrão do botão Control) muitas vezes atrapalha a digitação.
Para verificar a autonomia da bateria, foi utilizado o software Battery Eater Pro. No teste com o computador a todo vapor, foi atingida uma duração de uma hora e 42 minutos. Isso é um índice apenas razoável para quem deseja utilizar o notebook fora da tomada por um período relativamente longo ou em viagens.

Programas instalados
Com relação aos softwares instalados, o notebook recebido apresentava o sistema operacional Windows Vista Business com Service Pack 1, o que é um padrão de mercado. Todos os dispositivos estavam instalados corretamente, permitindo o uso do notebook assim que ele é retirado da caixa.
Para usuários de Linux, uma grata surpresa: na instalação do Ubuntu 9.04, as placas de vídeo, de som e de rede foram corretamente detectadas e funcionaram, sem a necessidade de nenhuma configuração ou instalação de software adicional. Isso torna o InfoWay Note N8635 uma opção sem traumas para usuários desse sistema.
A instalação de alguma suíte de edição de documentos e planilhas já é padrão no mercado.
Alguns fabricantes fornecem computadores com versões do BrOffice, do MS Works ou versões de demonstração do MS Office. O laptop testado não tinha nenhuma das opções, cabendo ao usuário comprar o software ou obter uma versão gratuita de um pacote Office.
Além disso, nenhum software antivírus foi incluído no equipamento testado, o que torna necessária a obtenção e a instalação de um programa desse tipo pelo usuário.
Com relação ao manual que acompanha o produto, informações como a descrição de qual pino é fase ou neutro em uma tomada podem deixar o usuário final confuso.
Além disso, a seção que explica como ligar o computador aparece antes da seção que explica como instalar a bateria.
Esses pontos fazem o manual ser considerado inadequado. O manual eletrônico distribuído com o computador, acessado por meio de um ícone no desktop, é uma fonte de informações mais completa.

Teste de desempenho
O desempenho geral do computador (incluindo CPU e placa de vídeo) foi testado com o software comercial PCMark05. O laptop obteve 5.068 pontos, o que é um bom resultado para micros portáteis.
Para verificar a eficiência do laptop em jogos e aplicações gráficas, usamos as ferramentas 3Dmark06 e Aquamark3. O N8635 obteve 4.215 e 71.305 pontos respectivamente. Essas pontuações são suficientes para permitir que a placa de vídeo suporte editores do tipo CAD e outros programas com alta demanda de recursos gráficos.
O teste final de desempenho foi realizado com a versão demo dos jogos Burnout Paradise City e Necrovision. Nos dois games, o desempenho obtido foi muito bom. O Necrovision foi testado com resolução de 1.280x800, e a jogabilidade se manteve perfeita, confirmando a promessa de ótimo desempenho da placa gráfica.
O InfoWay Note N8635 custa R$ 3.749 no site do fabricante (em promoção, o valor inclui um roteador), o que é um bom preço para um notebook com os recursos descritos acima.


DENIS F. WOLF é professor do Departamento de Sistemas de Computação no ICMC-USP; ALBERTO Y. HATA e PATRICK Y. SHINZATO são mestrandos e GUSTAVO PESSIN é doutorando em ciências da computação e matemática computacional no ICMC-USP.


Texto Anterior: Engenheiros criam interface para celular que não requer atenção visual
Próximo Texto: Babylon oferece múltiplo resultado
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.