São Paulo, quarta-feira, 26 de abril de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AVALIAÇÃO
WebCam Go é de fácil uso para iniciantes em imagem digital
Câmera cumpre papel de filmar e tirar fotos

ONOFRE TRINDADE JR.
especial para a Folha

A câmera WebCam Go da Creative oferece no mesmo equipamento uma câmera fotográfica e uma câmera de vídeo para utilização com o computador. No micro, a câmera é ligada por um cabo na porta USB (universal serial bus), por onde recebe também energia para funcionar. Como câmera fotográfica, a operação é feita com a utilização de pilhas, de forma similar a uma câmera digital comum.
A WebCam cobre praticamente todas as necessidades de captura de imagens no seu micro, apresentando uma boa relação custo/ benefício. É possível tirar fotos, filmar, fazer videoconferências e enviar fotos ou sequências de vídeo por e-mail.

Pequenas dimensões
Como em outras web cams do mercado, também é possível enviar imagens obtidas pela Internet. Essa função pode ser usada para inúmeras aplicações, que incluem vigilância, segurança e monitoramento.
A WebCam é ovalada, leve, de pequenas dimensões e pode ser utilizada em diversas posições. Seu projeto admite que a parte com a lente da câmera seja dobrada em um ângulo de até 90 graus. Sem dobrar, ela tem um formato adequado para uso como câmera fotográfica.
Dobrando, ela pode ser facilmente colocada sobre o monitor, sobre o micro ou a sobre mesa.
Para usá-la como câmera fotográfica, basta colocar as pilhas.
Existem no painel traseiro da câmera um display LCD e alguns botões que permitem selecionar parâmetros de operação.
Além dos botões de liga e desliga, é possível configurar a câmera para tirar uma ou mais fotos com temporizador ou não. Tirar várias fotos com temporizador pode ser útil quando você quer registrar a evolução de um evento.
Alguns parâmetros, entre eles resolução das fotos e tempo entre fotos sucessivas, somente podem ser configurados pelo programa "WebCam Go Control". Isso pode ser um inconveniente, caso você tenha que mudar o parâmetro e não possua um computador ao alcance. Outro problema com a utilização da WebCam Go como câmera fotográfica é o ajuste de foco. Apesar de existir um procedimento escrito para isso, não existem marcações na câmera e nem display para visualização da imagem, tornando o processo impreciso.
A qualidade das fotos obtidas é adequada para a visualização na tela do micro. As câmeras fotográficas digitais de última geração apresentam resoluções muito maiores, superando a marca de 4 milhões de pixels. Essas câmeras podem produzir ampliações no formato 10 X 15 comparáveis àquelas produzidas a partir de um negativo de 35 mm, embora nesse último caso existam mais de 15 milhões de pixels na imagem.
A instalação do software da WebCam é simples e descrita no manual que acompanha o equipamento (em inglês, na versão para testes). Por enquanto, o software funciona no "Windows 98".
O programa básico de controle da câmera no micro é o "WebCam Go Control". Com esse programa, é possível descarregar no micro as fotos tiradas com a câmera, ajustar os parâmetros de operação, tirar fotos pelo micro, capturar sequências de vídeo e organizar fotos e sequências de vídeo em álbuns. A qualidade das sequências de vídeo é boa. Na resolução máxima, não é possível obter 30 quadros por segundo. Essa resolução, entretanto, é superior à apresentada por aparelhos de TV ou videocassete.
Com o "WebCam Monitor", você pode conectar a câmera ao seu servidor de Internet. Assim, as imagens geradas podem ser acessadas pela rede.
"O WebCam Monitor" tem um sistema para detecção de movimento, permitindo que as imagens sejam geradas quando é notada a presença de um objeto em movimento no ângulo de visão da câmera. A geração de imagens também pode ser acionada por um temporizador programável.
Recomenda-se a utilização da WebCam Go em aplicações domésticas e na geração de material gráfico para sites.


Onofre Trindade Júnior é doutor em física aplicada pela USP e professor do ICMC-USP. Faz pesquisas em sistemas distribuídos e computação paralela. E-mail: otjunior@icmc.sc.usp.br


Texto Anterior: 'Palm OS' promete resistência
Próximo Texto: Canal aberto - José Antonio Ramalho: A utilidade de um computador 286
Índice

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.