São Paulo, quarta-feira, 27 de setembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rede mundial comanda casa do futuro

DA REPORTAGEM LOCAL

Você está fazendo compras e não lembra se há requeijão na geladeira. Sem problemas. Com o celular, você se comunica com o eletrodoméstico e obtém a resposta. Essa é apenas uma das características internéticas das casas inteligentes que farão parte do condomínio Tamboré 5 Villagio, em Santana do Parnaíba (Grande São Paulo).
Previstas para daqui a um ano e meio, terão como opcional o controle sobre todos os equipamentos acionados por eletricidade -lâmpadas, portões, cafeteiras e sistemas de segurança.
Na verdade, o computador tem controle sobre o botão liga/desliga de cada eletrodoméstico. Isso permite programar rotinas para que, por exemplo, as cortinas se abram às 7h, a TV ligue às 7h15 e a cafeteira comece a trabalhar meia hora depois.
Cabos de fibra ótica vão integrar a rede do condomínio e oferecer acesso rápido à Internet. Pela rede, será possível contratar serviços de cabeleireiro e personal trainer e reservar horários na quadra de tênis.
Webcams vão ser instaladas em diversos pontos do condomínio, inclusive com a opção de olho mágico. Os moradores verão as imagens quando estiverem fora -com uma senha, terão acesso às câmeras do condomínio e da própria casa. Também será possível abrir portas, acender a luz ou ligar qualquer equipamento sem estar em casa.
Segundo Fábio Gandour, cientista da IBM, interessados não vão precisar ter um fogão ou uma TV moderna, com conexão à Internet. "Mesmo eletrodomésticos mais antigos, como uma máquina de lavar velha, poderão ser adaptados ao sistema", diz.
Mas tudo isso é caro. As casas mais simples, com quatro dormitórios, não saem por menos de R$ 230 mil. A infra-estrutura para receber os controles vem pronta, e o morador pode comprar os equipamentos no ritmo de seu bolso. O pacote básico da IBM para automatizar a casa não sai por menos de R$ 11 mil. (FM)



Texto Anterior: Curiosidade: Internet soluciona estresse de papagaio
Próximo Texto: EUA também têm casa nova
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.