São Paulo, quarta-feira, 28 de fevereiro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TESTE USP

Recursos para adaptação à Internet são alguns dos destaques da nova versão do programa gráfico "CorelDraw"

Soft permite aplicar links em imagens

LUIS GUSTAVO NONATO
ESPECIAL PARA A FOLHA

Lançado há pouco no mercado brasileiro, o "CorelDraw 10" é a nova versão do "CorelDraw", editor de gráficos capaz de criar desde simples logotipos até complexos trabalhos artísticos.
Ele oferece um amplo conjunto de ferramentas gráficas, incluindo geração e edição de curvas, transparências e texturas, tudo organizado, com boa apresentação e comandos fáceis de usar.
Algumas novidades da versão 10 são o novo sistema para o gerenciamento das cores, o conjunto de figuras geométricas prontas e as ferramentas para adaptar imagens à Internet.
O destaque, por sinal, vai exatamente para as ferramentas para desenvolver elementos gráficos para a Internet.
Com o programa, é possível verificar o tempo de download de figuras para diferentes velocidades de modem e criar hipergráficos (imagens com links embutidos). O programa gera os links automaticamente.
Dois aplicativos complementam o "CorelDraw 10": o "Corel Photo-Paint 10" e o "Corel R.A.V.E.". O "Corel Photo-Paint 10" é um programa de edição de imagens que permite combinar, retocar ou alterar imagens.
O "Corel R.A.V.E." é voltado para a criação de animações vetoriais. Com apresentação semelhante à do "CorelDraw", ele permite a geração de gráficos interativos animados, que podem ser gravados nos formatos SWF (compatível com o programa "Flash"), GIF animado, AVI ou QuickTime 4 (vídeo).

Manuais
O fabricante do "CorelDraw 10" fornece três manuais impressos (para o "Draw", o "R.A.V.E." e o "Photo-Paint"). O usuário recebe três CDs: um de instalação, outro contendo fontes e ilustrações e um terceiro com objetos, pincéis e figuras para sites.
O manual do usuário descreve, de forma bastante resumida, as ferramentas básicas para criação e manipulação de figuras e as operações básicas dos três programas. Há também um guia voltado a principiantes, que demonstra as principais ferramentas do programa por meio de exemplos.

Instalação
A instalação do "CorelDraw" é simples e não costuma apresentar complicações, mesmo para usuários iniciantes. Basta inserir o primeiro CD-ROM no leitor e o programa de instalação é executado automaticamente.
Durante o processo de instalação, são exibidas algumas dicas dos novos aplicativos e comentários a respeito do produto.
O "CorelDraw 10" foi testado em um micro com processador Pentium III de 733 MHz, 256 Mbytes de memória RAM e sistema operacional "Windows NT". O programa funcionou bem e não produziu travamentos.

Versatilidade
Um dos motivos do sucesso do "CorelDraw" entre os editores gráficos é a flexibilidade de suas ferramentas. Na nova versão, essa característica continua evidente, principalmente nas ferramentas de extrusão, sombreamento e transparência.
A tela básica de trabalho, embora não apresente grandes diferenças em relação à anterior, é completamente configurável e permite que o usuário salve ajustes personalizados.
Com relação a tipos de arquivo, o "CorelDraw" é bem mais versátil do que outros softwares de design, pois permite salvar documentos em praticamente todos os formatos de imagem e também grava em PDF ou HTML.

Custo/benefício
O "CorelDraw 10" continua bem à frente dos outros softwares de edição gráfica em termos de interatividade, efeitos artísticos e exportação de dados.
O programa ainda deixa um pouco a desejar em termos de precisão numérica: usuários profissionais às vezes precisam acessar informações como comprimento de curvas e área de regiões. Os arquivos de ajuda também poderiam ser mais detalhados.
Apesar disso, o programa possui uma boa relação custo/beneficio, principalmente para usuários que atuam na área de editoração gráfica e montagem de sites.


Luis Gustavo Nonato é doutor em Matemática Aplicada pela PUC-Rio e trabalha com computação gráfica.


Texto Anterior: Confira opções de custo zero
Próximo Texto: Peste eletrônica: Vírus utiliza nomes de pessoas para invadir sem ser percebido
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.