São Paulo, quarta-feira, 28 de março de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"PowerPoint" traz comandos à mão

DA FOLHA ONLINE

O novo "PowerPoint", programa de apresentações que acompanha o "Office XP", ganhou uma nova organização das funções e janelas, que foram dispostas de forma mais inteligente que na versão 2000. A Microsoft também promete o recurso de salvar o arquivo quando o PC trava, o que evita a perda de dados.
Com resolução de 1.024x768 pontos, o Painel de Tarefas fica à direita da tela e não atrapalha o usuário. Alem disso, o resumo, que antes só mostrava uma lista de tópicos da apresentação, agora ganhou uma função mais útil -ele mostra a sequência dos slides em miniatura, o que facilita a navegação pelo documento.
O Painel de Tarefas também traz uma mudança sensível na produtividade -para mudar o estilo da apresentação, o esquema de cores ou a animação entre um slide e outro. Basta clicar sobre as opções de design existentes.
Nas versões anteriores, uma janela aparecia sobre a apresentação e impedia que o usuário visse as mudanças de design na mesma hora. Com o Painel de Tarefas, o usuário pode observar a transformação sem obstáculos.
O "PowerPoint" também ganhou dez novos tipos de animação entre slides, com destaque para a que permite desenhar um caminho personalizado para os objetos da página.
O usuário seleciona um objeto e, no Painel de Tarefas, escolhe desenhar, por exemplo, uma curva ao redor da página, que será seguida pelo objeto do início ao fim quando o slide for exibido no modo de apresentação. O recurso lembra bastante o do "Flash", programa de design que produz animações para a Internet.
Para micros com dois monitores, o soft ganhou um novo recurso: exibir apenas para o apresentador uma tela com os tópicos e slides que virão a seguir e as anotações de cada slide.
Outro destaque é o recurso Visualizar impressão, inexistente nas versões anteriores. Com ele, dá para saber como ficaria a tela do slide impressa em uma folha de papel e também calcular as margens que ficarão em branco.
O recurso Diagrama, que substituiu o Organograma, pode criar fluxos, organogramas e diagramas radiais e piramidais.


Texto Anterior: "Word" reconhece voz e obedece a comandos
Próximo Texto: "Excel" ganha em produtividade
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.