São Paulo, segunda, 14 de setembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ATENDIMENTO
Agência indica CDB; diretoria, fundos DI
Orientação não esclarece cliente

da Reportagem Local

A professora aposentada Virgínia Costa,74, decidiu há um ano concentrar as economias da família em CDBs (Certificados de Depósito Bancário) do banco Safra. Mas, desde que a Ásia e, depois, a Rússia abalaram os mercados mundiais, ela passou a se preocupar com o futuro de sua poupança.
"É com o rendimento desse dinheiro que complementamos o orçamento da família", diz ela. O sustento dela, do marido, da filha e do neto depende, em parte, desses recursos.
Por isso, ela esteve há poucos dias na agência do Safra onde é correntista, em busca de orientação. "Por enquanto," disse o gerente, "o CDB está acompanhando os juros de mercado". E acrescentou: "não precisa mudar de aplicação". Mas Virgínia diz que continua em dúvida.
O que diz o Safra

Um funcionário do banco, consultado pelo Folhainvest, estranhou que a cliente estivesse com toda suas economias concentradas em CDBs. Em geral, os analistas não recomendam colocar todos os ovos na mesma cesta.
"O problema dessa carteira é que um dia os títulos vencem e ela terá de pagar CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira), mesmo que não saque", diz ele.
Segundo o funcionário, a orientação do banco para as agências, nas últimas semanas, é recomendar aplicações atreladas ao CDI (Certificado de Depósito Interbancário), que rende juros de mercado. "Todos os nossos fundos são DI", diz. À professora ele recomenda que, ao vencerem os CDBs, ela migre para um desses fundos.
Apesar de os fundos de renda fixa recolherem imposto de renda a cada 60 dias, o que não ocorre com o CDB, a taxa é menor que a CPMF cobrada na renovação dos títulos.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.