São Paulo, domingo, 01 de abril de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ministra afirmou que declarações foram utilizadas fora do contexto

DA REDAÇÃO

Em entrevista publicada na última terça-feira no site da BBC Brasil, a ministra Matilde Ribeiro disse que considera natural a discriminação dos negros contra os brancos.
Questionada sobre se no Brasil haveria racismo também de negro contra branco, como nos EUA, respondeu: "Eu acho natural que tenha. Mas não é na mesma dimensão que nos EUA. [...] A reação de um negro de não querer conviver com um branco ou não gostar de um branco, acho uma reação natural, embora eu não esteja incitando isso. Não acho que seja uma coisa boa. Mas é natural que aconteça, porque quem foi açoitado a vida inteira não tem obrigação de gostar de quem o açoitou".
As afirmações geraram diversas reações e levaram a ministra a divulgar duas notas que citam que suas declarações foram utilizadas fora de contexto. As notas afirmam que a ministra declarou que não incitava o racismo e nem achava que fosse uma coisa boa.
Na quarta, dez universitários de Guiné Bissau sofreram um ataque em um alojamento do campus da UnB, quando portas de três apartamentos que ocupavam foram incendiadas. O reitor, Timothy Mulholland, não associou o episódio à fala da ministra.


Texto Anterior: Diferenças essenciais
Próximo Texto: Expressão infeliz
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.